Incomum avião soviético An-12 vem ao Brasil neste fim de semana, em 2 aeroportos

Antonov AN-12 da Meridian – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Incomum no Brasil e de aparência bastante peculiar, um avião bimotor turboélice Antonov AN-12 tem programação para retornar ao nosso país nos próximos dias e com paradas em dois aeroportos.

Operado pela Air Company Meridian, uma empresa aérea baseada na Ucrânia, o avião fará um voo de transporte de cargas, mas o destino não é nenhum dos dois aeroportos brasileiros. Ele apenas realizará escalas técnicas de reabastecimento em seu deslocamento até Mendoza, na Argentina.

No retorno, mais uma vez ele passará pelo Brasil, no entanto, dessa vez fazendo escala em apenas um dos aeroportos.

Segundo a programação já apresentada como aprovada pelo sistema da Agência Nacional de Aviação (ANAC), o Antonov 12 chega a nosso país no sábado, 22 de janeiro, e a segunda parada acontece já no domingo, 23. Depois, o retorno se dá na segunda-feira, 24. Acompanhe a seguir (todos os horários são de Brasília).

22 de janeiro

Vindo de uma parada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, o voo MEM-3006 tem previsão de pouso no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN), às 08h30 da manhã.

Depois de uma longa estadia, às 22h30 o AN-12 parte com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

23 de janeiro

O pouso no aeroporto da cidade do interior paulista está previsto para 03h00 da madrugada, e dessa vez a parada será curta. Às 04h30 o clássico avião desenvolvido na era da União Soviética já deverá partir de Viracopos.

24 de janeiro

Na volta, agora no voo de número MEM-3007, o Antonov passará apenas pelo aeroporto de Natal. Novamente a parada será longa. O pouso está programado para 06h00 da manhã, e a decolagem, para 18h00.

É sempre importante ressaltar que todos os dias e horários acima descritos estão sujeitos a alterações a critério da companhia aérea. Assim sendo, a sugestão é acompanhar a movimentação dos aviões da Meridian nas plataformas de rastreamento online.

Atualização: neste sábado, 22 de janeiro, o sistema da ANAC indica mudança de horários, com pouso em Natal às 14h00, decolagem às 02h00 da madrugada do dia 23, pouso em Campinas às 07h00 e decolagem às 08h30. O retorno, no dia 24, mudou para o aeroporto de Brasília, pousando às 07h10 e decolando às 09h00.

A empresa aérea tem três aviões na frota, todos do modelo AN-12, sendo dois com pintura branca (imagem da capa desta matéria) e um com pintura azul (imagem abaixo). Para acompanhá-los nas plataformas de rastreamento e ver qual deles se deslocará ao Brasil, clique sobre cada uma das matrículas a seguir: UR-CAJ, UR-CGW e UR-CTJ.

AN-12 da Meridian – Imagem: Jwh / CC BY-SA 3.0 LU, via Wikimedia Commons

O Antonov AN-12

A aeronave Antonov AN-12 remonta à era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível que pode ser reconhecido a quilômetros de distância.

Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboélices, 4,000 shp cada

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias