
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), e o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), receberam uma operação de um incomum exemplar civil do avião quadrimotor Lockheed C-130 Hércules.
Na noite do dia 25 de março, o Lockheed L-382G Hércules da matrícula N405LC, operado pela norte-americana Lynden Air Cargo, chegou ao solo brasileiro, ao decolar do Panamá e pousar no Aeroporto de Manaus às 22h15. Após um curto período em solo, às 23h33, ele decolou com destino ao Rio de Janeiro-Galeão, dando continuidade à sua missão logística, pousando às 05h55 da madrugada.
Dois dias depois, em 27 de março, o cargueiro retornou do Rio de Janeiro a Manaus, partindo às 12h25. O pouso ocorreu às 17h09, para reabastecimento. Em pouco mais de uma hora, a aeronave estava pronta para sua próxima etapa, decolando às 18h33 rumo ao Panamá.
As imagens a seguir, publicadas pelo canal “Plane Spotters Manaus HD”, mostram o avião na capital amazonense:
Segundo descreve a Lynden Air Cargo em seu site, o L-382 Hércules é a aeronave mais confiável, versátil e potente disponível para transportar cargas superdimensionadas de e para áreas remotas, podendo entregar suprimentos nos locais mais isolados de mata, sem acesso rodoviário ou pistas, transportando uma carga útil de até 48.000 libras (21,7 toneladas).
O Hércules tem capacidade de carregamento direto, com uma rampa de carga traseira ajustável e uma altura do piso no nível da caçamba de caminhões, podendo transportar uma variedade de formas e tamanhos.