
O Ministério da Defesa da Índia se prepara para avaliar uma proposta estratégica para a aquisição de seis aeronaves Embraer adicionais. O objetivo é converter esses jatos em plataformas de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), equipadas com o radar AESA Netra Mk1A, desenvolvido localmente.
Segundo fontes ouvidas pelo Hindustan Times, a proposta será submetida em breve ao Conselho de Aquisições de Defesa (DAC), principal órgão de decisões sobre compras militares do país, presidido pelo ministro da Defesa, Rajnath Singh. A iniciativa busca suprir lacunas na capacidade de vigilância aérea e reforçar a dissuasão estratégica da Índia.
Atualmente, a Força Aérea Indiana (IAF) opera uma frota mista de aeronaves AEW&C: três unidades com o sistema Netra Mk1 baseadas em jatos Embraer ERJ-145 e três sistemas IAI Phalcon de longo alcance montados em aeronaves de transporte Il-76 de origem russa. A aquisição de mais seis aviões Embraer pode triplicar a frota baseada no modelo brasileiro, ampliando a vigilância contínua das fronteiras, como reporta o portal parceiro Aviacionline.
O que é uma aeronave AEW&C?
As aeronaves AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) funcionam como radares voadores. Elas detectam aeronaves, navios e veículos a longas distâncias, além de atuar como centros móveis de comando e controle. Esse tipo de avião é essencial para coordenar operações aéreas e garantir superioridade nos céus, superando as limitações dos radares em solo.
O destaque tecnológico do projeto indiano é o radar Netra Mk1A, desenvolvido pela DRDO (Organização de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa da Índia) por meio do CABS (Centro de Sistemas Aerotransportados). Essa versão mais moderna do sistema Netra incorpora tecnologia GaN (Nitreto de Gálio) no radar AESA (Active Electronically Scanned Array), o que amplia o alcance para até 450 km e melhora a capacidade de rastrear alvos com baixa assinatura radar (stealth).
A base das futuras conversões será o Embraer ERJ-145, modelo já testado e aprovado pela IAF para missões de alerta aéreo. Apesar de não estar mais em produção, a Índia busca aeronaves no mercado de segunda mão para realizar as modificações estruturais e instalar os sistemas de missão. A recente abertura de uma filial da Embraer no país também deve facilitar a cooperação entre Brasil e Índia na área de defesa.
Esta decisão é provavelmente um reflexo da falta de aeronaves AEW&C no recente conflito com o Paquistão, onde o país vizinho obteve vantagem nos céus, derrubando caças indianos com apoio da aeronave de alerta aéreo SAAB 340: