Início Empresas Aéreas

Indiana Jet Airways estaria perto de fechar pedido de 50 aviões Airbus valendo US$ 5,5 bi

A companhia aérea indiana Jet Airways estaria perto de finalizar um pedido da Airbus para cinquenta aeronaves, dos modelos Airbus A220 e A320neo que totalizariam US$ 5,5 bilhões. Concorrem na disputa a Airbus, a Boeing e a Embraer, mas a fabricante europeia teria saído na frente, como reportou a mídia indiana nesta segunda-feira. Caso se concretize, o domínio da Airbus no mercado doméstico da Índia, um dos locais com melhores perspectivas de futuro, estaria consolidado.

“Estamos em negociações finais com arrendadores e fabricantes e anunciaremos nossa escolha de aeronaves e plano de frota quando tomarmos uma decisão”, disseram representantes da empresa. “Estamos estudando todas as possibilidades”.

Atualmente, a empresa está em processo de reabertura de seus serviços após encerrar as operações em 2019 e ser comprada no ano passado. Recentemente, obteve seu certificado de operadora e planeja começar a oferecer voos regulares até o final do ano, relembra o Aviacionline.

A empresa está disposta a renovar seu modelo de negócios. Ela se tornaria uma companhia aérea de “estilo híbrido”, onde adaptaria algumas de suas práticas para competir com as companhias regionais de baixo custo IndiGo e SpiceJet, mas manteria seus serviços de classe única a bordo.

A Jet Airways tem atualmente seis aeronaves disponíveis: dois Airbus A330-200, três Boeing 737-800 e um 737-900. A idade média da frota de 16 anos. No entanto, ainda precisa adicionar várias aeronaves para começar a recuperar sua rede antiga.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile