
A companhia aérea indiana IndiGo informa que introduziu uma tecnologia de sensores para aumentar sua eficiência operacional através de uma varredura mais rápida e precisa dos coletes salva-vidas nas aeronaves.
Coletes salva-vidas são equipamentos de segurança obrigatórios a serem transportados em todas as aeronaves de passageiros em serviço comercial. Esses coletes requerem verificações periódicas para garantir que números adequados estejam disponíveis a bordo e que estejam em condições de uso.
Segundo a IndiGo, a inspeção manual de todos os coletes normalmente leva de 90 a 120 minutos, dependendo do tipo de aeronave. Com a introdução da tecnologia de sensores, esse tempo foi reduzido para 3 a 4 minutos por aeronave.
Essa inovação está resultando em uma enorme economia de tempo em sua frota de 300 aeronaves, a maior da Índia, que abriga mais de 53.000 coletes salva-vidas. Essa economia de tempo resultará em melhor utilização da frota.
Comentando sobre a novidade, Neetan Chopra, diretor digital e de informações da IndiGo, disse:
“Na IndiGo, estamos constantemente explorando novos caminhos de utilização da tecnologia para impulsionar a inovação e aprimorar a eficiência operacional. Desenvolvido totalmente internamente, esse processo de inspeção baseado em sensor para coletes salva-vidas nos permite preparar aeronaves mais rapidamente para o próximo voo”.
A tecnologia de sensor refere-se a uma tecnologia automatizada de coleta de dados que lê a etiqueta existente nos coletes salva-vidas, ajudando a identificar, rastrear e localizar o colete salva-vidas marcado.
Com a introdução dessa tecnologia, a IndiGo poderá manter a data de validade e a disponibilidade do colete salva-vidas em tempo real.