Início Variedades

Inédito sistema de conectar alunos de pilotagem e aviões MC-04 cotizados é lançado pela SAFE Escola de Aviação

Montaer MC-01, modelo usado pela SAFE na instrução de seus alunos

Na noite desta quinta-feira, 24 de agosto, a SAFE Escola de Aviação, sediada no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos (SP), anunciou grandes novidades ao realizar mais uma edição de seu evento “SAFE Day”.

O evento foi realizado junto às instalações da SAFE, no terminal de passageiros do Aeroporto de São José dos Campos

Reunindo imprensa especializada, parceiros, apoiadores, alunos de pilotagem e sua equipe, a SAFE apresentou um inédito sistema de conectar alunos a proprietários de aeronaves MC-04 cotizadas, para unir as necessidades de acúmulo de horas de voos dos pilotos em formação e as necessidades dos proprietários das cotas.

Por sinal, antes de falar da promissora ideia, vale ressaltar que outra novidade da noite foi a ampliação da parceria da escola de aviação com a fabricante brasileira MONTAER, que criou o avião MC-01, já utilizado pela SAFE como equipamento de instrução, e agora lançou o MC-04.

Imagem: MONTAER

A primeira unidade do novo avião, prevista para estar pronta no segundo semestre de 2024, será entregue à SAFE, que já encomendou um total de 10 exemplares, que serão posicionados em diversas bases pelo Brasil, para uso por proprietários de cotas comercializadas pela SAFE.

O “Uber” da aviação de instrução

Segundo explicado pelo Comandante Ramos, fundador e CEO da escola, e pelo co-CEO, Alexandre Ribeiro, o novo sistema que está sendo preparado pela SAFE levará em conta diversos aspectos. Entre eles, os diretamente relacionados à ideia de aplicação do modelo do aplicativo Uber à operação são os seguintes:

– Alunos de pilotagem concluem as 150 horas de voo da formação padrão, porém, precisam de mais 350 horas para atingirem o mínimo de 500 horas geralmente requisitado para serem contratados;

– Alunos de pilotagem fazem os voos de navegação necessários como parte da formação, porém, para isso, escolhem destinos aleatórios, sem motivações práticas como as que encontrarão no futuro profissional, ficando restritos apenas ao próprio cumprimento das horas;

– Proprietários de aeronaves cotizadas lidam com conflitos de posicionamento de aeronave, pois, por exemplo, um cotista voa para um destino em férias e a aeronave fica parada neste destino, inacessível aos demais cotistas até que ela seja reposicionada novamente à base.

Assim, a SAFE lança um aplicativo que, por um lado, será usado pelos cotistas para programarem suas viagens com uma das aeronaves MC-04 da SAFE, e pelo outro, todos os alunos terão acesso aos voos programados e poderão assumir o voo de retorno da aeronave à base.

O funcionamento descrito no parágrafo acima pode ser visto exemplificado em um uso prático por Ramos e Alexandre no vídeo a seguir:

Entre os benefícios da inovação, que a SAFE afirma nunca ter ouvido falar em nenhuma parte do mundo, a empresa cita:

– Alunos poderão acumular horas de navegação pagando metade do custo normal da hora de voo, já que este é o valor definido pela SAFE para este tipo de operação;

– Alunos poderão realizar uma navegação com um objetivo prático, de translado da aeronave, e não apenas pelo acúmulo de horas de voo;

– O proprietário da cota, que poderá reservar uma das aeronaves MC-04 posicionadas pelo Brasil, contará com um “Safety Pilot” (piloto de segurança), já que o aluno, com pleno conhecimento da região de voo, dos corredores de voo, entre outros, voará com o cotista até o destino, para depois fazer o percurso de retorno à base.

A SAFE destaca que está trabalhando junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para definir todas as condições necessárias para colocar a inovação em prática de forma segura, mantendo o foco que sempre esteve presente desde a criação de empresa, como definido por seu próprio nome.

O Montaer MC-04

A MONTAER Aeronaves, fabricante brasileira de aeronaves celebrada por seu inovador e sofisticado modelo MC-01, apresentou neste mês de agosto a sua mais recente criação, o MC-04.

Com base no sucesso retumbante do MC-01, que estabeleceu novos padrões de habilidade e sofisticação na categoria Light-Sport Aircraft (LSA), a MONTAER agora afirma que atinge novos patamares com o MC-04 – uma aeronave refinada e sofisticada de quatro lugares, meticulosamente projetada para oferecer desempenho e segurança incomparáveis, harmonizados com um acabamento requintado.

Fundada em 2013 pelo designer aeronáutico brasileiro Bruno de Oliveira, a MONTAER Aeronaves conquistou uma reputação distinta por ultrapassar limites e abraçar a inovação. A integração de equipamentos IFR avançados e paraquedas balísticos exemplifica ainda mais o compromisso da MONTAER com avanços de ponta.

Com o MC-01 ganhando total aceitação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) como LSA e aderindo aos padrões internacionais ASTM, a MONTAER solidificou sua posição com uma aeronave harmoniosa de asa alta, segura e de design de ponta.

Agora, com o advento do MOSAIC (Modernização da Certificação de Aeronavegabilidade Especial) da FAA, o MONTAER MC-04 entra no mercado como um masterclass em engenharia aeronáutica.

O MC-04 é uma aeronave de tamanho voltado ao voo em família, que possui um motor Rotax 916iS, turboalimentado de 160 HP, impulsionando-o a velocidades de cruzeiro de 132 nós (244 km/h), enquanto cobre um alcance de 800 milhas náuticas (1.480 km). Com uma taxa de subida que chega a 1.300 pés/min, sobe sem esforço a altitudes de 14.500 pés.

Sair da versão mobile