Início Variedades

Informação de que mais de 170 pessoas de um único voo tinham Covid é falsa

Foto de FMARINP

No final de semana, deu-se a conhecer que a notícia de que um voo da euroAtlantic carregava mais de 170 pessoas com Covid-19 é falsa. Ela teria surgido após um erro no relatório do laboratório privado responsável pelos testes dos passageiros. O caso ganhou grande repercussão na mídia mundial na semana passada, mas informações posteriores confirmaram que não procedia.

Muitos dos passageiros “infectados”, procuraram fazer seu próprio teste, que revelou que eles estavam, de fato, livres da Covid. Como resultado, a Autoridade de Aeroportos da Índia encomendou uma auditoria no laboratório que realizou os testes.

O caso

O mundo ficou surpreso na semana passada, quando um voo fretado da euroAtlantic Airways de Roma para Amritsar, na Índia, chegou com 125 passageiros positivos para Covid a bordo. Poucos dias depois, um segundo voo quebrou o recorde de número de passageiros positivos da Covid a bordo, depois que 173 deles foram aparentemente dados como infectados.

Embora os testes de todos tenham sido negativos antes da partida do voo, os testes na chegada diferiram completamente. E ninguém questionou, vindo o assunto a ser reportado como uma verdade absoluta em todo o mundo.

No primeiro voo, a taxa de positividade do teste foi estimada em 75%, enquanto o segundo voo teve 82%.

“Uma investigação foi iniciada pela Autoridade de Aeroportos da Índia contra o alegado funcionamento errôneo do laboratório. Os serviços do laboratório existente em Delhi foram suspensos”, disse o Dr. Amarjit Singh, em comentários relatados pelo New India Express

Sites de todo o mundo noticiaram o caso sem confirmação
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile