Infraero comemora nova etapa das obras no Aeroporto do Vale do Aço

Imagem: Google Maps

Em outubro do ano passado, o Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para início das obras de restauração e sinalização do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, em Ipatinga (MG). O projeto, que envolve R$ 13,2 milhões em melhorias, visa a trazer mais segurança operacional ao aeroporto.

Os investimentos serão divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (9%). Os recursos do Governo Federal são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Na segunda-feira (17), a Infraero fez uma publicação em suas redes sociais em que comemora o início das obras na pista de pouso, etapa importante antes da entrega da obra, prevista para o segundo semestre de 2021. Nessa etapa, serão realizadas obras de restauração do pavimento da pista, além de uma nova sinalização.

Passou para a Infraero

Em meados de 2020, o aeroporto Regional do Vale do Aço, que funciona desde o ano de 1959, passou a ser administrado pela Infraero. A ideia é que a Infraero garanta a gestão necessária para que o terminal mineiro seja um importante elo de mobilidade na região, uma vez que a cidade está numa área que conta com as BR 381 e 458 e com a estrada de ferro Vitória-Minas, por onde são transportadas a produção industrial da região e turistas, que podem sair de Minas Gerais até o Espírito Santo.

Com o início das atividades, a Infraero fará a administração do aeroporto e de suas atividades operacionais. Já ao Governo do Estado caberão a segurança pública e fiscalização de trânsito, as licenças ambientais necessárias, as despesas com água, energia elétrica, telefonia e demais investimentos necessários. 

A área do aeroporto tem 700.000 m², com uma pista de 2.004 m de extensão e 45 metros de largura. Possui um TPS com capacidade para atender 150 mil passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias