Infraero conclui sinalização de ‘Runway Ahead’ no aeroporto Santos Dumont

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto: Airbus

Por meio de uma publicação nas redes sociais, a Infraero informou que o Aeroporto Santos Dumont finalizou, este mês, a pintura de sinalização horizontal Runway Ahead (RWY AHEAD) no sistema de pistas de pousos e decolagens do terminal carioca. A sinalização é recomendada pela ANAC e vai ajudar na prevenção de incidentes e é descrita com detalhes no RBAC 154.303 e na IS-153-109-REVISÃO.

Os pontos de parada visam garantir que as aeronaves em espera não interfiram nas aproximações de precisão de aeroportos. A regra também é aplicável em casos em que há mais de uma posição de espera numa interseção entre a taxiway e a pista de pouso.

O ponto de espera do CAT III fica mais longe da pista para garantir que o equipamento de orientação forneça a precisão do CAT III e evite a interferência de aeronaves e veículos. Se não houver um procedimento claro em vigor para manter essas áreas desimpedidas, pode ocorrer interferência e os sinais defeituosos podem fazer com que o avião siga um caminho incorreto.

Uma parada completa em um sinal vermelho é obrigatória se o controlador da torre não deu autorização explícita para que o piloto prossiga. As aeronaves serão instruídas a “manter distância” da pista, e esses sinais indicam onde a aeronave deve parar. Existem também muitos outros fatores na configuração do aeroporto que podem exigir uma distância maior.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Força Aérea apresenta ‘janela ao espaço’ para Elon Musk e lhe...

0
O empresário Elon Musk, dono da SpaceX, foi condecorado com a medalha de Ordem ao Mérito concedida pelo Ministério da Defesa.