Iniciada a transição do aeroporto de Mossoró (RN) para uma nova administradora

Balcão de check-in da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Mossoró (RN) – Imagem: Allan Phablo (Secom/PMM)

Começou nessa segunda-feira, dia 19, a transição entre a atual empresa e a futura que fará a administração de um importante aeroporto potiguar, o Dix-Sept Rosado na cidade de Mossoró (RN), à 288 km da capital Natal.

Segundo informações do g1, a Infracea, empresa privada do ramo de gestão aeroportuária, deixa o comando do aeroporto após cinco anos à frente, e passa o bastão para a estatal Infraero, veiculada ao Ministério da Infraesturura (MInfra) depois de uma negociação com a Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Como funciona essa transição

Assim como ocorre no Governo Federal, um gabinete e corpo técnico da equipe do presidente eleito Lula (PT) acompanha as atividades de diversas pastas da atual gestão, comandada por Jair Bolsonaro (PL) para que ele, Lula, possa assumir a Presidência da República em janeiro do próximo ano, com dados, e a ciência da atual situação do Brasil. O mesmo acontece na transição das administradoras do aeroporto.

A Infraero, nova administradora do terminal a partir de 28 de janeiro de 2023, já conta com dois técnicos da empresa pública federal brasileira, e contará com demais integrantes, que devem chegar até sexta-feira, dia 23 e acompanharão, além de outros trabalhos, a atividade da atual gestora, Infracea, para conhecerem como funciona o aeroporto e as melhorias que deverão ser feitas na próxima gestão.

Além disso, de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, foi feito um inventário de todo o aeroporto, que incluem os pontos de atenção que necessitam de melhorias. O Governo do Rio Grande do Norte afirmou que é de interesse do executivo a ampliação da capacidade de atendimento do aeroporto com a nova gestão. A Infraero deverá realizar a confirmação do inventário e finalizar, com essa equipe técnica o estudo e levantamento das demais necessidades da área aeroportuária.

Problemas entre o Governo Estadual e atual gestora

Para o portal de notícias da Globo, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, afirmou que a pasta enfrentava desafios com a atual gestora, Infracea, e destacou que as melhorias no terminal são necessárias pela posição estratégicas do aeroporto, e que a contratação ocorreu por meio de um contrato direto após uma pesquisa de mercado.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias