Início Indústria Aeronáutica

Iniciada a Fase 2 de testes de voo pilotado da aeronave VX4, modelo escolhido pela GOL Linhas Aéreas

Imagem: Divulgação – Vertical Aerospace

A britânica Vertical Aerospace informa que seu mais recente protótipo em escala real da aeronave VX4 realizou um voo vertical pilotado e sem amarras pela primeira vez, à medida que começa a Fase 2 de seu programa de ensaios em voo.

O protótipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical (eVTOL), com conjunto de bateria oferecendo até 1,4 MW de potência de pico, superou as expectativas em desempenho de voo pairado, controle e estabilidade.

Os testes agora avançarão para manobras de baixa velocidade usando a sustentação gerada pelas hélices, no Centro de Testes de Voo da Vertical no Aeroporto de Cotswolds, Reino Unido.

Os voos pairados são projetados para avaliar a estabilidade da aeronave, eficiência da bateria, características de controle, aerodinâmica, cargas estruturais e dinâmicas e desempenho em diferentes velocidades, permitindo uma avaliação adicional de como o VX4 se comporta em condições de voo do mundo real.

Isso marca uma expansão do envelope de voo do VX4 além da condição inicial de voo pairado com aeronave atada, na Fase 1, enquanto o protótipo continua a operar em condições mais exigentes, garantindo que atenda aos padrões de segurança e regulatórios mais rigorosos.

A segunda de quatro fases de teste segue a expansão do Permissão para Voar pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK). Para garantir essa expansão, a Vertical apresentou documentação extensiva verificando a segurança do protótipo VX4 sob as condições da Fase 2. Isso incluiu validações de sistemas e estruturas, resultados da Fase 1, protocolos de teste de voo, especificações de engenharia e procedimentos operacionais detalhados.

Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace, disse:

“É ótimo ver o VX4 livrar-se das amarras e passar para a próxima fase de nosso programa de testes de voo pilotado. Agora entramos em um reino que poucas empresas no mundo alcançaram. Nossa equipe está entusiasmada com os avanços significativos que continuamos fazendo com o protótipo do VX4 enquanto expandimos nosso aprendizado e damos mais um passo em direção a conectar comunidades com viagens mais rápidas, limpas e seguras.”

Simon Davies, piloto chefe de testes da Vertical, que pilotou o protótipo do VX4, disse:

“A aeronave se saiu absolutamente brilhantemente e estava realmente estável no voo pairado. Os controles de voo estavam ótimos, e é ótimo ter as amarras fora. Tudo na aeronave funcionou perfeitamente – sem surpresas, agradável e sem incidentes – um ótimo voo de teste. Definitivamente, meu voo favorito e mais memorável em milhares de horas de voo, mas meu trabalho foi realmente fácil – apoiado nos ombros de gigantes! Muito orgulhoso de nossa equipe.”

A Vertical agora avançará pela Fase 2 enquanto trabalha com a CAA para estender sua Permissão para Voar e passar para a Fase 3 – testes de voo sustentado pelas asas (voo horizontal). Esta próxima etapa envolverá decolagem pilotada, voo e pouso como uma aeronave usando sustentação convencional gerada pelas asas.

O foco principal desta fase é expandir o envelope de transição da forma mais segura possível – trabalhando para reduzir a velocidade de alta altitude, em vez de aumentar a velocidade de baixa altitude, o que é muito mais seguro. A Fase 4 envolverá a transição entre os modos de voo sustentado por propulsão e sustentado por asas.

A Vertical está atualmente desenvolvendo um protótipo em escala real idêntico que acelerará o programa de testes de voo do VX4 e a capacidade de demonstração. Uma vez montado, a empresa levará os aprendizados dos testes de voo de ambos os protótipos para o design e desenvolvimento do modelo VX4 certificado.

A Vertical possui 1.500 pré-encomendas do VX4, com clientes em quatro continentes, incluindo American Airlines, Japan Airlines, GOL Linhas Aéreas e Bristow.

Informações da Vertical Aerospace

Sair da versão mobile