Início Indústria Aeronáutica

Iniciados os teste de certificação da propulsão elétrica-híbrida do avião Cassio 330, com motores Kawasaki e Safran

Concepção gráfica do Cassio 330 – Imagem: VoltAero

A francesa VoltAero informa um novo marco importante para o desenvolvimento de sua família de aeronaves elétricas Cassio, pois foram iniciados os testes de certificação do conjunto de força elétrico-híbrido paralelo para a versão Cassio 330 de cinco lugares.

Instalado em uma bancada de testes no solo, este conjunto de força integra os elementos-chave para a produção em série dos Cassio 330: o motor elétrico inteligente ENGINeUS 100 da Safran Electrical & Power; e o motor térmico de quatro cilindros e alto desempenho da Kawasaki, derivado da icônica motocicleta Ninja.

O conjunto de força do Cassio 330 tem uma potência elétrica-híbrida combinada de 330 quilowatts, sendo 180 quilowatts fornecidos pelo motor elétrico ENGINeUS 100 e 150 quilowatts fornecidos pelo motor térmico Kawasaki.

O conjunto de força elétrico-híbrido – Imagem: VoltAero

Os testes de bancada em solo do conjunto de força do Cassio 330 estão em andamento nas instalações da AKIRA Technologies em Bayonne, França.

A arquitetura geral da VoltAero para o conjunto de força já foi validada durante extensos testes de voo com o avião de teste Cassio S da empresa, que está equipado com uma versão de 600 quilowatts – o sistema elétrico-híbrido mais poderoso de seu tipo que está voando hoje no mundo.

O Cassio S realizou mais de 230 voos desde outubro de 2020, ultrapassando a marca combinada de 170 horas de voo, percorrendo 15.000 quilômetros e visitando mais de 40 aeroportos.

O conceito de propulsão elétrica-híbrida paralela da VoltAero para o Cassio é único, com a aeronave usando o motor elétrico em sua unidade de propulsão montada na fuselagem traseira, para energia totalmente elétrica durante táxi, decolagem, voo primário (se a distância percorrida for inferior a 150 km) e pouso.

O recurso híbrido – com motor de combustão interna integrado ao conjunto de força – entra em ação como extensor de autonomia, recarregando as baterias durante o voo. Além disso, este elemento híbrido serve como backup em caso de problema com a propulsão elétrica, garantindo uma verdadeira funcionalidade à prova de falhas.

Ao integrar o sistema de propulsão elétrico-híbrido paralelo da VoltAero na fuselagem projetada especificamente para o projeto, o Cassio proporcionará um desempenho muito superior em comparação com a concorrência atual e proporcionará custos operacionais significativamente mais baixos, afirma a fabricante.

O design da fuselagem do Cassio é baseado em uma fuselagem elegante, um canard fixo dianteiro e uma asa traseira com lanças duplas que suportam uma cauda horizontal alta.

A primeira versão de aeronave de produção da VoltAero será o Cassio 330, para o qual a empresa tem como objetivo a certificação no final de 2025. Será seguido pelo Cassio 480 de seis lugares, com uma potência de propulsão elétrica-híbrida combinada de 480 quilowatts, e pelo Cassio 600 – dimensionado para capacidade de 10/12 assentos com potência de propulsão elétrica híbrida de 600 quilowatts.

A família de aeronaves Cassio será uma linha de produtos para aplicações que incluem operadores comerciais regionais, empresas de táxi aéreo/fretamento, proprietários privados, bem como em serviços de categoria de utilidade para aplicações de carga, entrega postal e evacuação médica (Medevac).

A sede e os escritórios técnicos da VoltAero estão atualmente localizados em Médis, França. Uma nova instalação especialmente construída que incorpora a linha de montagem final da aeronave Cassio está em construção em Rochefort, França, e será inaugurada ainda neste ano.

Informações da VoltAero

Sair da versão mobile