Início Indústria Aeronáutica

Iniciados os testes no maior túnel de vento do mundo para o projeto da aeronave da Joby

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, uma empresa que desenvolve aeronaves totalmente elétricas e de pouso e decolagens na vertical (eVTOL) para serviços comerciais de passageiros, anunciou na quinta-feira, 16 de fevereiro, que está iniciando testes no National Full-Scale Aerodynamic Complex (NFAC), a maior instalação de túnel de vento do mundo, no Centro de Pesquisa Ames da NASA, no Vale do Silício, na Califórnia.

O NFAC, administrado pelo Complexo de Desenvolvimento de Engenharia Arnold da Força Aérea dos EUA, contém os dois maiores túneis de vento operacionais do mundo. Dados de testes de hélice no NFAC – amplamente considerado o padrão ouro para aerodinâmica e desempenho de aeronaves – foram fundamentais para o desenvolvimento de uma variedade de veículos icônicos, incluindo o ônibus espacial, o V-22 Osprey, o F-35 Joint Strike Fighter e vários helicópteros de última geração.

A Joby diz acreditar ser a primeira empresa de aeronaves eVTOL a testar sua hélice no túnel de vento de 40 por 80 pés (12 por 24 metros) do NFAC.

“O teste é uma parte crítica do nosso programa de aeronaves e a oportunidade de coletar dados sobre o desempenho de nossas hélices em um dos maiores túneis de vento do mundo é um passo empolgante para a comercialização”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.

“Esta instalação ajudou a apresentar aeronaves históricas ao mundo e agora está fazendo o mesmo para a próxima geração de aviação sustentável”, acrescentou.

A campanha de teste cobrirá todos os ângulos de inclinação e velocidades através do envelope de voo esperado, fornecendo à Joby dados consistentes e de alta fidelidade sobre o desempenho, cargas e acústica de seus sistemas de hélice, em apoio ao seu programa de certificação com a Administração Federal de Aviação (FAA).

Trabalhando em parceria com a Força Aérea dos EUA e a NASA, a Joby está instalando uma unidade de propulsão elétrica com intenção de produção e um conjunto de hélice no túnel de vento, montado em uma força de seis graus de liberdade e equilíbrio de momento para capturar dados de desempenho.

Imagem: Joby Aviation

As pás são instrumentadas para medir as cargas experimentadas durante a rotação, e uma seção representativa da asa da aeronave Joby permite uma análise cuidadosa dos efeitos de interferência aerodinâmica.

Espera-se que a campanha de teste de hélice do NFAC produza dados de qualidade incomparável – excedendo o que é capturado durante o teste de voo normal – devido à instrumentação superior e controle preciso das variáveis. Espera-se que a campanha de teste completa leve vários meses para ser concluída.

A Joby e a NASA fizeram parceria anteriormente em uma variedade de projetos que exploram a tecnologia de aeronaves elétricas, incluindo o design do protótipo X-57 Maxwell totalmente elétrico da agência. A agência também concluiu um programa de testes acústicos de duas semanas com a Joby em 2022 como parte da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada da NASA.

Com mais de 1.000 voos de teste já concluídos, a Joby espera lançar um serviço comercial de compartilhamento de viagens aéreas nos Estados Unidos em 2025.

Sair da versão mobile