Início Aviação Militar

Iniciados os voos do Aperfeiçoamento de Aviação da Marinha para as Turmas 1/2021 e 1/2022

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) informa que seu 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução, conhecido pela sigla EsqdHI-1, iniciou, na quinta-feira da semana retrasada, dia 19 de janeiro, a Instrução Prática de Voo do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO) – Turmas 1/2021 e 1/2022.

Segundo descreve a Força naval brasileira, após concluírem com sucesso o Ground School (parte do curso feita no solo), os seis Oficiais-alunos do Estágio Básico de Asa Rotativa (EBAR) e os dois do Estágio Complementar de Asa Rotativa (ECAR) iniciaram o Estágio Alfa, no qual aprenderão manobras básicas, como pouso e decolagem, voo librado (pairado) e manobras de solo.

Imagem: Marinha do Brasil

Depois de outros estágios, a formação se encerra com o Estágio Juliett, que consiste numa viagem operativa de ida e volta da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ) até Natal (RN), na qual os Oficiais Alunos têm a oportunidade de consolidar todos os ensinamentos adquiridos ao longo do curso, ao realizar aproximações, pousos e decolagens nos aeroportos da Costa brasileira.

Em dezembro passado, o EsqdHI-1 entregou oito novos Aviadores Navais para a Marinha do Brasil após cumprirem o Estágio Juliett.

O 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução foi ativado em 27 de junho de 1962 e tem como missão “realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval. Realiza, ainda, missões de emprego geral, de acordo com as determinações do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav)“.

O EsqdHI-1 opera helicópteros Bell Jet Ranger III, denominados IH-6B, para instrução básica de voo. Seu lema é “Ensinamos aos homens o saber dos pássaros”.

Sair da versão mobile