Instabilidade de Boeing 737 em tentativa de pouso chama atenção em vídeos nesta segunda em Buenos Aires

Cenas do vídeo apresentado abaixo

Vários vídeos passaram a circular nas redes sociais e meios de comunicação neste início de semana, após os pilotos de um Boeing 737 terem desistido do pouso a instantes do toque na pista, durante uma aproximação com muita instabilidade gerada pelas condições meteorológicas adversas daquele momento.

Diversos portais de notícias chegaram a reportar como uma “quase tragédia” ou uma “tragédia evitada”, porém, por mais que as imagens a seguir chamem bastante a atenção, vale ressaltar que a cena é relativamente comum no mundo todo em condições como essa, de intensos ventos de velocidade e/ou direção variáveis.

Como visto nas cenas acima, diante da instabilidade gerada pelo vento sobre a aeronave, os pilotos optaram por desistir do pouso, com aplicação de potência para uma arremetida/rejeição de pouso, voltando a ganhar altitude para garantir a segurança do voo.

Vale sempre ressaltar que os pilotos treinam com frequência os procedimentos de arremetida e de rejeição de pouso, garantindo que tomarão as melhores ações possíveis em momentos como este.

O avião visto nos vídeos é o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula LV-KEF, operado pela companhia aérea argentina Flybondi. Ele chegava ao Aeroporto Internacional Jorge Newbery, de Buenos Aires, também conhecido como Aeroparque, por volta das 16h30 da segunda-feira, 1º de maio.

Após duas tentativas de pouso inviabilizadas pelo vendo, os pilotos decidiram por desviar o voo para o aeroporto de Ezeiza, onde pousaram após cerca de 10 minutos.

O Boeing 737 desviando para Ezeiza – Imagem: FlightRadar24

Outras arremetidas aconteceram no Aeroparque na tarde de ontem em função do meteorologia adversa. O vídeo a seguir, por exemplo, mostra os pilotos de um Embraer 190 da Austral (Aerolíneas Argentinas) também desistindo do pouso devido à instabilidade causada pelo vento:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline