Instagram da Avianca Brasil posta foto e gera barulho na rede social

A volta da falida Oceanair Linhas Aéreas, ou simplesmente Avianca Brasil, é algo extremamente remoto, beirando o impossível, mas a esperança de muitos não morreu. Uma publicação da empresa no Instagram elevou o ruído em torno da marca.

Sem nenhuma publicação desde fevereiro de 2019, pouco antes da empresa começar a paralisar seus voos, o perfil da Avianca Brasil na rede social não tinha nenhuma atividade. Nenhuma publicação de fotos, de stories ou comentários.

Mas na manhã de hoje (14) duas fotos foram postadas e geraram calorosos comentários de antigos passageiros e funcionários, com sentimentos mistos. Enquanto alguns pedem o dinheiro devido, outros pedem a volta da empresa, que na época tinha o maior espaço para as pernas a bordo e um lanche mais elaborado do que as concorrentes.

Em seus derradeiros dias, a empresa foi proibida de voar pela ANAC, após deixar de honrar compromissos e em meio a diversas denúncias de tripulantes, que estavam sem condições de voar já que não recebiam salários havia mais de dois meses, afetando a sua rotina e condição psicológica, podendo ser um risco à segurança de voo.

O fracassado plano de Recuperação Judicial levou a empresa à falência, que foi oficialmente declarada em julho do ano passado. De lá para cá, pouca coisa mudou, já que uma parcela mínima dos funcionários recebeu o dinheiro devido, assim como não foi feito um leilão dos poucos bens que ainda restaram na empresa.

As fotos publicadas hoje apenas levantam a lembrança, mas não explicam muita coisa. A primeira foto (abaixo) mostra El Salvador, país que a Avianca Brasil nunca voou mas a irmã Avianca Colômbia tem forte operação.

Já a segunda foto, que está mais acima, mostra um winglet de um Airbus A320 da empresa, com um pano de fundo bem incomum, sendo provavelmente na Colômbia ou em algum país andino.

Estes detalhes dão conta de que a conta não foi reativada pela Oceanair, mas provavelmente pela Avianca Colômbia, que deve administrar o perfil em português para promover seus serviços no Brasil (a confirmar). Em contraponto, os stories salvos das operações para Nova Iorque e Belém não foram excluídos, gerando outras dúvidas e nenhuma certeza.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias