Instalação errada de arruelas pode ter contribuído para avião perder a hélice em pleno voo na Austrália

A hélice de madeira de uma aeronave fabricada pela australiana Jabiru se separou durante o voo devido a extensas rachaduras por fadiga nos parafusos, resultando na fratura destes, detalha um relatório de investigação publicado nesta semana pela autoridade de segurança de transporte da Austrália (ATSB).

Na ocorrência registrada em 16 de janeiro de 2022, um piloto instrutor e seu aluno estavam conduzindo treinamento em circuito na aeronave Jabiru J120-C no aeroporto de Devonport, Tasmânia.

Enquanto estava na perna do vento de um circuito, o aluno piloto (sentado no assento esquerdo) viu um flash branco e gritou ‘gaivota’, acreditando ter visto um pássaro. Ao mesmo tempo, o instrutor sentiu um choque e viu que a hélice havia se separado da aeronave.

A rotação do motor aumentou imediatamente quando o motor ficou livre da influência da hélice, porém, não houve nenhum outro ruído incomum, vibração ou indicação associada à separação da hélice.

O instrutor imediatamente assumiu o controle da aeronave, cortou a aceleração e realizou um pouso sem motor na pista. A hélice foi posteriormente encontrada, na praia adjacente ao aeroporto, com a ponta de uma das pás separada.

Imagem: ATSB

“A investigação da ATSB determinou que a separação da hélice ocorreu como resultado da fratura dos parafusos da hélice”, disse o Diretor de Segurança de Transportes da ATSB, Dr. Stuart Godley.

O exame da hélice não encontrou nenhuma evidência de defeito na ponta fraturada. Também não havia matéria orgânica observada ou manchas que indicassem colisão com pássaros.

“Os parafusos da hélice mostraram extensa propagação de trincas de fadiga. Independentemente de a hélice ter atingido um pássaro ou não, a extensão da rachadura foi tal que a hélice poderia ter se separado sem influência externa, ou teria se separado com a operação contínua.”

Imagem: ATSB
Imagem: ATSB

A investigação também constatou que as arruelas da hélice não foram instaladas de acordo com o manual de manutenção, o que pode ter contribuído para o desgaste acelerado e posterior trincamento dos parafusos.

“Este incidente e investigação destacam a importância de realizar manutenção e inspeções completas de hardware de acordo com os requisitos e recomendações do fabricante, pois os desvios podem ter consequências não intencionais e potencialmente perigosas”, disse o Dr. Godley.

“Atenção especial deve ser dada à evidência de contato ou movimento anormal entre os componentes como indicações de componentes soltos ou desgastados.”

A ATSB normalmente não investiga acidentes e incidentes envolvendo aeronaves recreativas registradas na Recreational Aviation Australia (RAAus), no entanto, como a Austrália é o estado de projeto e fabricação da aeronave Jabiru, a ATSB investigou este incidente para determinar se havia implicações mais amplas para a frota internacional de aeronaves Jabiru.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias