
As Forças Armadas suecas estão investindo £15,5 milhões (cerca de R$ 97 milhões) em uma extensa reforma e nova construção da instalação de teste de motores da GKN Aerospace em Trollhättan, na Suécia, para garantir o desenvolvimento e a manutenção dos motores RM12 e RM16 para os caças JAS 39 Gripen, fabricados pela Saab.
A instalação de teste de motor em Trollhättan é única, pois pode replicar as mesmas condições a que um motor é exposto ao voar em velocidades supersônicas. A GKN Aerospace atualmente desenvolve e mantém o motor RM12, ao mesmo tempo em que desenvolve a mesma capacidade para o RM16.
Segundo a GKN, o investimento reforça sua posição única e a extensa experiência em suporte a motores aeronáuticos e significa que o suporte técnico e a manutenção de todas as versões dos motores aeronáuticos do Gripen estarão disponíveis em Trollhättan a longo prazo.

A empresa é detentora do certificado de tipo do motor aeronáutico RM12 dos JAS 39 Gripen C/D e tem dados suporte a este motor desde que a primeira aeronave Gripen entrou em serviço em 1997.
A GKN Aerospace fabrica, mantém e desenvolve motores de aviões de caça para a Força Aérea Sueca desde a década de 1930. Atualmente, emprega 2.000 pessoas em Trollhättan, das quais cerca de 250 trabalham em seus negócios de design e suporte a motores militares.