
O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, no Paraná, passou por uma vistoria realizada por inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20). O objetivo foi verificar as condições do aeródromo e ratificar a certificação concedida pela agência, além de avaliar as melhorias implementadas pela Prefeitura de Toledo para atender recomendações anteriores do órgão.
A equipe da ANAC foi composta pelos especialistas em regulação de aviação civil Alexandre Berejuk, Wallace Silva Sant’Anna Souza e Alberto de Barros Moraes Sayão. Eles chegaram ao município na tarde da última quarta-feira (19), sendo recepcionados por servidores das áreas administrativa e operacional do aeroporto, sob a liderança do diretor do terminal, Vinicius Ayres.
O encontro também contou com a presença do procurador-geral do município, João Carlos Poletto; do coordenador de Orçamento Técnico da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Wander Douglas Pires de Camargo; e do secretário do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago D’Arisbo, responsável pela gestão do aeroporto.
Avaliação e Resultados
Segundo o secretário Thiago D’Arisbo, a inspeção, realizada periodicamente, tem o propósito de verificar itens relacionados à segurança, conformidade de protocolos e documentação do terminal. “O Aeroporto de Toledo é certificado pela ANAC, e isso é um diferencial importante. Por isso, a agência realiza vistorias regulares para garantir que tudo esteja em conformidade”, destacou.
Durante a inspeção, os técnicos percorreram todas as instalações, incluindo a pista, de cabeceira a cabeceira, tanto de dia quanto à noite. Entre os itens avaliados, estiveram a qualidade do pavimento asfáltico, o funcionamento do gerador e o restabelecimento da iluminação em caso de falta de energia elétrica. “Os inspetores ficaram muito impressionados com os avanços registrados nos últimos meses, especialmente em relação a itens apontados pela ANAC em 2022”, ressaltou D’Arisbo.
Investimentos e Futuro
As melhorias serão impulsionadas pelo investimento de R$ 10 milhões anunciado nesta semana pelo Governo do Estado para a modernização do aeródromo. O recurso será destinado ao recapeamento e pintura de toda a pista e taxiways.
“A avaliação positiva garantiu a manutenção da certificação da ANAC e abriu um canal de comunicação importante com a agência reguladora. Esse relacionamento é essencial para avançarmos na reabilitação do aeroporto para operações com voos regulares”, avaliou D’Arisbo.
Apesar do progresso, o secretário esclareceu que a reabilitação do terminal não significa o retorno imediato dos voos comerciais. “Nosso papel é preparar o aeroporto e criar condições para que isso aconteça o mais breve possível, garantindo altos níveis de segurança operacional com as intervenções propostas. Atualmente, o terminal registra um elevado número de pousos e decolagens, destacando-se as operações aeromédicas, militares e governamentais”, explicou.
Segurança e Vigilância
Outro tema abordado na visita técnica foi a necessidade de segurança aeroportuária. A ANAC reiterou que, no momento, o aeroporto não necessita de agentes de proteção (APAC), já que não opera voos regulares. No entanto, a agência recomendou a contratação de vigilância especializada (AVSEC) para reforçar a segurança do terminal.
Leia mais: