Início Acidentes e Incidentes

Instantes antes de pousar, Boeing 737 emite estrondo e controlador avisa que viu chamas saindo do motor

Boeing 737-800 igual ao envolvido na ocorrência – Imagem: Next Trip Network / CC BY 2.0 DEED, via Flickr

Um Boeing 737-800 da companhia norte-americana Southwest Airlines, registrado sob a matrícula N8329B, apresentou um problema na noite do último sábado, 30 de março, quando estava a instantes de pousar.

Segundo reportado pelo The Aviation Herald, o avião estava realizando o voo WN-3371, que partiu de Oakland para Baltimore, ambas cidades nos EUA. O jato pousou pela pista 33L do destino e, quando estava finalizando a desaceleração, o controlador de tráfego aéreo da Torre de Baltimore informou que observou chamas no motor direito pouco antes do pouso. O piloto consentiu, afirmando que foi bem nos instantes finais antes do toque na pista.

Em seguida, o controlador informou aos pilotos que estava acionando os caminhões de bombeiros e instruiu que eles taxiassem o Boeing 737 para fora da pista.

Os pilotos posteriormente informaram ao controlador que não havia indícios de mau funcionamento do motor, que estava tudo bem e queriam apenas que os serviços de emergência fizessem uma verificação exterior, para ter certeza de que tudo estava bem. Depois, a aeronave foi taxiada até o pátio.

Um passageiro relatou houve um forte estrondo vindo do lado direito, poucos segundos antes do pouso, em condições de chuva, e que os serviços de emergência encontraram a aeronave no meio do percurso do taxiamento. Ele também relatou que o comandante anunciou aos passageiros que provavelmente havia ocorrido um estol do motor, mas que não havia fumaça ou fogo.

A quem não é familiarizado com os termos técnicos da aviação, um estol do compressor do motor (ou “compressor stall” em inglês) é uma interrupção momentânea do fluxo de ar na seção de compressão de um motor turbocompressor. Caso resulte na interrupção completa do fluxo de ar através do compressor, é chamada de surto do compressor (“compressor surge”).

A gravidade do fenômeno varia de uma queda momentânea de potência, que pode quase nem ser registrada pelos instrumentos do motor, até uma perda praticamente completa de compressão em caso de surto, exigindo ajustes no fluxo de combustível para tentar recuperar a operação normal.

O estol de compressor pode ser iniciado por diferentes motivos, como, por exemplo, a ingestão de um objeto estranho ou algum problema no funcionamento do próprio motor, entre outros. Uma das características do fenômeno é a emissão de chamas pelo escape ou até pela admissão do motor.

Desde a chegada a Baltimore na noite do sábado, o Boeing 737 segue parado no local até esta manhã de segunda-feira, o que pode indicar, por exemplo, que está aguardando por uma inspeção do motor ou que uma inspeção já feita e indicou alguma necessidade de intervenção de manutenção.

Sair da versão mobile