Instantes após decolar, helicóptero colide com outro chegando para pouso e vídeos registram o acidente

Os dois helicópteros envolvidos no acidente, em cena de um dos vídeos apresentados abaixo

Pelo menos 13 pessoas precisaram de atendimento após uma colisão aérea entre dois helicópteros, que ocorreu pouco antes das 14h, horário local, nessa segunda-feira, 2 de janeiro, na Austrália, resultando na queda de um equipamento e no pouso emergencial do outro.

Vídeos mostram que uma das aeronaves havia acabado de decolar quando colidiu com a outra, que se aproximava do local, ambas do modelo Eurocopter EC 130B4:

Segundo reporta o portal australiano news.com.au, o oficial da polícia de Queensland, Gary Worrell, confirmou quatro mortes, acrescentando que outras três pessoas permanecem em estado crítico no hospital.

“Por volta das 14h de hoje, a polícia e os serviços de emergência foram chamados para uma colisão aérea de dois helicópteros em frente ao Sea World em Broadwater”, disse ele.

“Essas duas aeronaves caíram no banco de areia perto do resort Sea World. Polícia, serviços de emergência e membros do público compareceram ao incidente. Como resultado desse acidente, quatro pessoas perderam a vida hoje e temos outras três em estado crítico no hospital. A investigação está em andamento, haverá um relatório da polícia para o legista e também o Australian Transport Safety Bureau está conduzindo uma investigação”, completou o oficial.

O inspetor interino Worrell enfatizou o apreço dos policiais pelos membros do público que ajudaram no local do acidente, já que a localização, no banco de areia, foi de difícil acesso. “Gostaria de agradecer a todos que compareceram para tornar isso possível”, disse ele.

Ele disse que as sete pessoas que morreram ou sofreram ferimentos graves eram todas do mesmo helicóptero. “Um helicóptero teve o pára-brisa destruído e pousou com segurança na ilha. O outro caiu e ficou de cabeça para baixo”, explicou.

Imagens que mostram os dois helicópteros no banco de areia, tendo sofrido sérios danos, com equipes de emergência cercando-os, indicam que pelo menos uma aeronave ostenta as palavras “Sea World Helicopters”.

Um representante do Serviço de Ambulância de Queensland, Jayney Shearman, disse a repórteres que o serviço mobilizou todos os recursos disponíveis para lidar com o incidente, incluindo paramédicos de cuidados intensivos e dois helicópteros médicos. “Nos estágios iniciais, 13 pessoas foram identificadas nesses dois helicópteros”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo