Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para vestibular

As inscrições para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), iniciaram no dia primeiro de junho e seguem até 15 de julho. Para efetuar a inscrição, basta acessar o site www.vestibular.ita.br. A taxa é de R$ 195,00.

Ao todo, são 150 vagas: 36 destinadas exclusivamente aos candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (QOEng); e 114 destinadas aos demais candidatos.

Podem ingressar no ITA os candidatos de ambos os sexos, solteiros, que sejam brasileiros natos, tenham no máximo 24 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2023 para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA e tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio em 2022.

Fases

O Processo Seletivo é composto por três fases sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade.

A primeira fase ocorrerá no dia 16 de outubro, das 13h às 18h, e será composta de uma única prova contendo questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

A segunda fase ocorrerá em dois dias, 8 e 9 de novembro, das 13h às 17h, com questões dissertativas de Matemática, Química, Física e uma Redação.

A terceira Fase, mediante convocação, é composta de: Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

Treineiros

Os candidatos que estejam cursando o 1° e 2° anos do Ensino Médio poderão se inscrever no processo seletivo do ITA na modalidade de treineiros e poderão participar das duas primeiras fases.

As provas serão realizadas em 24 cidades de 18 estados da Federação e do Distrito Federal.

Novidades

Até o Vestibular anterior, os candidatos indicavam, no ato da inscrição, a ordem de prioridade para as especialidades de engenharia oferecidas. Uma das inovações do Vestibular 2023 é que, a partir deste ano, o processo de escolha de especialidade será coordenado pela Pró-reitoria de Graduação e acontecerá no quarto semestre do Curso Fundamental, quando o aluno concorrerá para matrícula na especialidade desejada.

Os alunos serão matriculados nas especialidades seguindo sua classificação geral na turma, que considerará: a média da nota obtida nos três primeiros períodos do Curso Fundamental (80%); a nota obtida no Processo Seletivo (10%); e a nota obtida no Estágio de Formação Militar do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPOR-Aer-SJ) (10%).

A outra novidade é que mudou o número de questões e a distribuição destas na prova da primeira fase do processo seletivo do ITA de 2023. O total de questões passou para 60 e serão distribuídas de forma igualitária nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, ou seja, 12 questões para cada disciplina.

Cursos

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, comum a todos os alunos, e os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia. As especialidades oferecidas são Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

Fique atento!

Segundo o Chefe da Seção de Vestibular do ITA, Coronel João Batista do Porto Neves Júnior, o candidato deverá atentar para os horários dos eventos e conferir, com antecedência, os acessos para os locais da prova. “Recomenda-se que os candidatos cheguem com no mínimo uma hora de antecedência”, acrescenta.

O Coronel Porto explica, os candidatos terão que fazer algumas escolhas no ato da inscrição, como se são optantes pela carreira militar ou não; a cidade que desejam realizar a prova; e, também, se pretendem concorrer às vagas de cota racial.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo do ITA serão divulgadas no site www.vestibular.ita.br.

Informações do ITA, via Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias