Início Indústria Aeronáutica

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) obtém nota máxima do MEC pelo 17º ano seguido

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) situado em São José dos Campos (SP) recebeu a nota 5, o máximo, no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo o Ministério da Educação (MEC). Entre as milhares de instituições de ensino superior avaliadas, entre universidades, centros universitários e faculdades, o ITA é uma das poucas a ter a nota máxima desde 2007, quando o indicador foi criado.

O IGC é um indicador usado pelo MEC para medir a qualidade das instituições nos âmbitos da graduação e da pós-graduação – mestrado e doutorado. As notas consideram o desempenho dos estudantes concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), a titulação dos professores e a infraestrutura e organização didática das instituições.

Fundada em 1950 pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma universidade pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade de São José dos Campos, ela é referência no ensino de engenharia no Brasil.

O ITA oferece cursos de graduação e pós-graduação. São seis cursos de graduação: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. Durante os anos de curso, os alunos têm direito a ensino e alimentação gratuitos, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus.

Os programas de pós-graduação incluem Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado. O ITA também oferece cursos de pós-graduação lato sensu, dependendo das demandas das Forças Armadas e do mercado.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile