O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) informa que recebeu, no dia 5 de setembro, a visita institucional da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), representada por uma comitiva que teve a oportunidade de conhecer de perto algumas das atividades que são desenvolvidas com foco em ensino, pesquisa e inovação.
O objetivo do encontro foi aproximar as duas instituições, promovendo maior sinergia e a possibilidade de construção de projetos colaborativos.
Participaram da visitação a presidente da ABEAR, Jurema Camargo Monteiro, o Diretor de Segurança e Operações de Voo, Coronel Aviador da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) Raul de Souza, e o Consultor Ruy Amparo, que também é Engenheiro Aeronáutico formado no ITA na turma de 1982.
A equipe foi recepcionada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Doutor André Valdetaro Gomes Cavalieri, e a Chefe da Divisão de Engenharia Civil-Aeronáutica, Professora Doutora Giovanna Miceli Ronzani Borille.
Durante a visita, o grupo conheceu o Laboratório de Estruturas Aeroespaciais da Divisão de Engenharia Aeronáutica. Este espaço, um dos primeiros prédios construídos no ITA, ainda na década de 1950, tem como foco o planejamento e execução de ensaios estáticos e dinâmicos em estruturas e materiais, ensaios de fadiga e propagação de trincas, análise experimental de tensões e deformações, entre outras atividades. Também foi realizada uma reunião envolvendo a Divisão de Engenharia Civil-Aeronáutica, para tratativas de projetos de interesse mútuo.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, afirmou que o encontro foi uma oportunidade para “apresentar algumas das atividades realizadas no Instituto, em especial as que se baseiam no modelo de gestão da Tríplice Hélice, envolvendo o governo, a academia e a indústria”.
Ele também reforçou a missão do ITA, que há 74 anos foi criado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho com o objetivo de fomentar uma forte indústria aeronáutica nacional, pautada pelo ensino, pesquisa e inovação. “Cada vez que temos a oportunidade de reafirmar esse propósito junto a representantes da sociedade, é uma vitória coletiva”, comentou.
A Presidente da ABEAR, Jurema Monteiro, também comemorou o encontro, ressaltando que a “associação, fundada há 12 anos, trabalha para o desenvolvimento do setor aéreo”.
“Estar próximo de um Instituto como o ITA, com sua tradição, cria pontes e sinergias para o nosso trabalho conjunto. Foi a primeira vez que estive no Instituto e me sinto orgulhosa, como brasileira, por tudo o que eu vi, pelas atividades que são desenvolvidas e pela possibilidade de uma parceria institucional que pode expandir em áreas comuns para o crescimento do transporte aéreo no Brasil”, concluiu.
Informações do ITA