Início Acidentes e Incidentes

Instrutor esquece volume do rádio e aluno toca e arremete o avião com outro na pista

Cessna 152, semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: FlugKerl2, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma aeronave que estava prestes a decolar foi surpreendida por outro avião que veio para realizar um toque e arremetida na mesma pista. O incidente foi registrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

A situação se desenvolveu no Aeroporto Regional de Blumenau, em Santa Catarina, no dia 5 de novembro. A aeronave em solo não foi identificada pelo CENIPA, enquanto em voo estava o Cessna 152 registrado sob a matrícula PR-RGS, do Aeroclube de Blumenau.

De acordo com o órgão de investigação, a aeronave deveria decolar de Blumenau para Curitiba, no Paraná, com três tripulantes a bordo, para realizar uma missão de treinamento, mas, ao alinhar na pista, o piloto verificou que o Cessna 152, que também estava em missão de treinamento, havia ingressado na perna base e posteriormente na final para pouso no sentido oposto da pista.

Com a aeronave vindo em sua direção, foram realizadas diversas tentativas de contato de rádio e também de sinalização de luzes, contudo o Cessna 152 executou um de toque e arremetida na pista (toque e arremetida é o procedimento em que o piloto volta a dar potência e ganhar altura após as rodas terem tocado a pista).

Após a ocorrência, o contato com a aeronave foi estabelecido e foi justificado que o instrutor havia baixado o volume do rádio para instruir o aluno e se esqueceu de retornar o volume ao normal.

O CENIPA classificou a ocorrência como “Incidente” e como tipos “RI – Incursão de pista” e “ATM/CNS – Gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) / Serviço de comunicação, navegação ou vigilância (CNS)”.

Leia mais:

Sair da versão mobile