Na última quinta-feira (23), o aprimoramento e os desafios do atendimento aeromédico no Ceará foram as temáticas do encontro de integração que envolveu médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A reunião foi uma oportunidade para debater e compartilhar conhecimentos para melhorias do serviço.
Durante o evento, palestras e treinamentos permitiram capacitar os profissionais, aprimorar as técnicas de atendimento, a troca de experiência e o fortalecimento dos protocolos de cada serviço. Dos temas abordados, destaca-se o acionamento revisitado do serviço aeromédico, da Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará com a Ciopaer. “São áreas bastantes técnicas. Essa integração é importante, e vamos fazer que cresça cada vez mais”, reforçou o comandante da Ciopaer, coronel aviador Darley Sousa.
Para o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, esse alinhamento dos profissionais dos dois órgãos do Governo do Ceará foi importante para compartilhar conhecimentos e informações. “Essa troca será um grande ganho à população cearense”.
O Samu Ceará é responsável por coordenar o atendimento pré-hospitalar no Ceará, enquanto a Ciopaer é responsável por operar aeronaves para transporte de pacientes em emergências. A integração dos profissionais estabeleceu melhorias logísticas e de fluxos para o atendimento em emergências em todo o estado. Uma maneira de garantir à população o tratamento adequado em tempo hábil, nos casos de deslocamento aéreo.
“São duas áreas técnicas, mas bem diferentes. É de suma importância esse alinhamento para que possam trabalhar da melhor maneira possível e oferecer à sociedade, como um todo, um bom desempenho do serviço aeromédico”, destacou Alexssandro Bulhões, médico da Central de Regulação de Urgências do Eusébio.
Eduardo Henrique, médico da Ciopaer, parabenizou os dois órgãos pela idealização do evento. “Acho importante ter sempre um encontro de alinhamento como esse. O tempo que passamos aqui aprendendo foi um investimento para melhorar o atendimento à população, pois é o nosso objetivo principal”, reforçou.
A Coordenadoria conta com cinco bases fixas, instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e em Fortaleza. A Ciopaer dispõe de nove aeronaves, um EC130 B4 monoturbina, dois AS350B2 Esquilo monoturbina, três Airbus EC145, um Airbus EC135 e dois Airbus H135.
Nos acionamentos das missões das Forças de Segurança, a Ciopaer conta com mais de 160 profissionais de segurança pública que compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Informações do Governo do Ceará
Leia mais: