Interessante vídeo mostra como o enorme avião de duas fuselagens lançará o Talon-A

O avião Roc com o Talon fixado no centro de sua asa, em cena do vídeo apresentado a seguir

Conforme avançam os ensaios em voo com o exótico avião Roc da Stratolaunch, mais próximo fica o momento em que ele fará o primeiro lançamento aéreo de um veículo hipersônico Talon.

A grande aeronave, com um design único de duas fuselagem e com a maior envergadura de asa no mundo, completou o 7º voo de teste, de 3 horas e 1 minuto sobre o deserto de Mojave (Estados Unidos), no último dia 16 de junho, atingindo uma altitude de 27.000 pés (8.200 metros), um novo recorde para o projeto.

O sétimo voo concentrou-se em continuar a expansão do envelope de voo do Roc com a recente adição do pilone sob a seção central da asa da aeronave, onde serão fixados os veículos Talon ou outros projetos que venham a ser lançados em altitude.

Agora, a empresa apresenta uma concepção gráfica em vídeo de como será a missão de lançamento aéreo, embora ainda sem apresentar uma previsão de quando ela deverá ocorrer de verdade.

Conforme as mais recentes declarações, dadas pelo Dr. Zachary Krevor, CEO e presidente da Stratolaunch, na ocasião do sétimo voo, “a equipe atingiu um novo recorde de altitude de 27.000 pés, demonstrando assim o desempenho da aeronave necessário para que nosso veículo hipersônico Talon atinja sua ampla gama de condições hipersônicas”.

Pouco antes, no final de maio, a Stratolaunch tornou público o seu veículo de teste Talon-A estruturalmente completo, chamado de TA-0. Este primeiro veículo Talon-A será usado para testar e validar o sistema de liberação do Roc e caracterizar a dinâmica de separação dos veículos Talon.

Embora esta primeira versão TA-0 não seja propulsionada em voo, as próximas versões serão plataformas autônomas de teste, reutilizáveis e movidas a foguetes, transportando cargas úteis personalizáveis em velocidades hipersônicas, ou seja, acima de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som).

O TA-0 continuará os testes funcionais e de integração nos próximos meses. Depois de concluir os testes de separação do TA-0, a empresa fará a transição para voar seu primeiro veículo de teste hipersônico, o TA-1. A equipe também iniciou a fabricação de um terceiro veículo, o TA-2, que será o primeiro de teste hipersônico totalmente reutilizável.

A capacidade de teste hipersônico da plataforma Talon-A permitirá, em última análise, o acesso rotineiro ao ambiente de voo hipersônico, que é crítico para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e demonstração de componentes.

Com informações da Stratolaunch

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul