Internauta banida de três empresas aéreas após piada em rede social

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma adolescente de Melbourne, na Austrália, foi banida de três empresas aéreas de uma vez – Jetstar, Qantas e Virgin Australia – depois de ela postar uma “brincadeira” terrorista no TikTok. Apesar do vídeo já ter sido apagado, o caso causou muita repercussão na mídia local, onde ameaças terroristas são punidas com rigor.

O site 7News destaca que a Polícia Federal Australiana (AFP) interrogou uma garota de 19 anos após uma publicação na rede social em que ela sugere que cometeria um ataque terrorista durante o embarque em um voo de Melbourne para Queensland, na semana passada. Por razões óbvias de segurança e privacidade, a Polícia se recusou a revelar a identidade da garota, o número do voo ou o aeroporto para o qual ela estava viajando.

Obviamente, as ameaças de terrorismo são de extrema relevância, o que fez com que a AFP e as polícias estaduais imediatamente tratassem o caso como uma ameaça séria.

“O vídeo gerou várias ligações para o National Security Hotline e uma resposta rápida da AFP, da Polícia de Victoria e do Serviço de Polícia de Queensland”, disse a AFP em um comunicado. “Independentemente da intenção, piadas sobre ataques terroristas e que afetem a segurança de uma companhia aérea nunca são motivo de riso e podem ter consequências indesejadas”.

Tanto na Austrália quanto em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil, pessoas já foram punidas por piadas de cunho terrorista. Em 2013, uma jovem foi impedida de viajar para Bali após seu pai fazer uma piada terrorista no check-in do Aeroporto de Guarulhos.

As autoridades entendem que piadas de tal tipo não apenas causam pânico desnecessário, mas também são um enorme desperdício de recursos que são mais bem usados para investigar ameaças terroristas reais e manter o público seguro nos aeroportos e aviões.

Como resultado da piada, a garota de 19 anos foi banida de todos os voos da Jetstar, Qantas e Virgin em um futuro próximo. Ela ainda poderá enfrentar acusações criminais por seu vídeo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias