Início Mercado

Investidores processam a Airbus por corrupção na venda de aeronaves

Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Uma série de ações judiciais chegou à Airbus nas últimas semanas. A última delas, uma ação coletiva pedindo aproximadamente 300 milhões de euros, acaba de ser iniciada por um escritório de advogados que diz estar representando centenas de investidores. O motivo da ação seriam as ocultações sistemáticas de casos de corrupção dentro da fabricante de aeronaves e seu impacto no preço das ações.

Relatou a agência de notícias Reuters que os advogados entraram com a ação em 3 de janeiro de 2022 no Tribunal Distrital de Haia. Nos documentos vistos pela reportagem, estão também listadas empresas KPMG e EY, que teriam sido contratadas para auditar as demonstrações financeiras da Airbus, mas que não apontaram inconsistências.

A fabricante de aviões concordou em 2020 com uma multa de US$ 4 bilhões em um acordo com autoridades francesas, britânicas e americanas para encerrar uma investigação de três anos sobre suborno e corrupção em práticas de vendas.

A Airbus, a KPMG e a EY não comentaram o caso à reportagem da Reuters.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.