Irã e Rússia preparam acordo sobre fornecimento de peças e manutenção de aeronaves

A Rússia e o Irã assinarão em breve um memorando sobre o fornecimento de peças e equipamentos iranianos, bem como a manutenção de aeronaves russas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27 de julho, pelo representante oficial da Organização de Aviação Civil do Irã, Mirakbar Rezavi.

“Decidiu-se assinar um memorando com a Rússia para garantir a possibilidade de exportação de peças e equipamentos fabricados no Irã para a Federação Russa, bem como reparo e manutenção de aeronaves russas pelos centros de serviço de nosso país”, disse a agência de notícias iraniana IRNA, citando-o.

A indústria da aviação iraniana está sob sanções dos EUA há muitos anos, e é por isso que as companhias aéreas globais estão se recusando a atender aeronaves do Irã. As autoridades iranianas estão tentando contornar as restrições por meio de uma série de medidas, incluindo a importação de peças de países terceiros e o uso de peças retiradas de aeronaves que foram desativadas. 

Pela nota divulgada, não fica totalmente claro se a manutenção das aeronaves civis russas será realizada por meio da canibalização de outros aviões ou se o Irã usará peças usinadas localmente.

Após a invasão da Ucrânia, os países ocidentais colocaram pesadas sanções sobre a aviação russa, que impedem o envio de peças e de aeronaves para as companhias do país. Com o passar do tempo, isso se torna crítico, na medida em que as aeronaves precisam passar por manutenções preventivas a fim de assegurar sua integridade e a segurança dos voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias