Irã revela base aérea “secreta e subterrânea”, mas que já foi descoberta por internautas

A República Islâmica do Irã revelou em vídeo a sua mais nova base aérea, que é subterrânea e seria secreta, mas foi descoberta logo após o vídeo ir ao ar.

Divulgação – IRIAF

Apesar das sanções, o país persa ainda conta com um grande arsenal de equipamentos americanos, adquiridos antes do poder no país mudar para um movimento antiocidental. Equipada ainda com caças americanos F-5 Tiger, F-4 Phantom e F-14 Tomcat, a Força Aérea da República Islâmica do Irã, ou IRIAF, é um grande reflexo dos dias atuais.

Ainda assim, o Irã tem conseguido manter boa parte de seus caças em condições de voo, destacando-se o F-4, que é até hoje o principal caça da IRIAF. E ele foi visto dentro de túneis no último vídeo divulgado pelo governo local.

Nas imagens, o governo iraniano revela o que chamou de “Base Oghab-44”, a primeira base aérea subterrânea do país, que é resistente a bombas anti-bunker, como a americana BLU-109 e também contra mísseis balísticos e de cruzeiro.

A ideia é proteger a frota do país, que já é escassa, em caso de ataques vindo dos EUA, Israel ou seus aliados. Enquanto pistas de pouso podem ser recuperadas em questão de dias, aeronaves não conseguem ser repostas em rápida velocidade.

Este tipo de base é utilizado pela Suíça (também pela sua geografia favorável) e outros países, mas o Irã só não contava que, mesmo com o pouco mostrado no vídeo, a nova base seria encontrada rapidamente por civis na própria internet.

A base subterrânea estaria sendo construída desde 2015 e está nas coordenadas 8° 2’56.71″N 55°31’1.49″E, apenas a 120 km ao norte de Bandar Abbas, onde outra importante base aérea é localizada e a mais estratégica do Irã, já que fica de frente ao Estreito de Ormuz, ponto mais importante do Golfo Pérsico e de Omã por ter a passagem dos navios petroleiros que saem da Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.

A base tem uma pista de pouso de aproximadamente 2.500 m de comprimento e uma pista de táxi que conta com um túnel que passa dentro de outra montanha. Outros detalhes como capacidade de caças que a base pode suportar e profundidade do topo da montanha não foram revelados.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Air Canada acerta os termos com seus pilotos e não vai...

0
Os clientes que usaram a política de boa vontade para interrupções trabalhistas da companhia aérea, mudando seus voos originalmente