A Airbus Helicopters informou ontem, 6 de setembro, que foi contratada para fornecer 12 aeronaves multiuso H225M pela República do Iraque. O contrato foi assinado em Bagdá pelo Ministro da Defesa do Iraque, Sr. Thabet al-Abbassi, na presença do Embaixador da França, Patrick Durel.
Esses helicópteros serão operados pelo comando de Aviação do Exército Iraquiano, substituindo os antigos Mi-17 para uma ampla gama de missões: contraterrorismo, operações especiais, transporte tático de tropas, ataque, apoio de fogo terrestre, evacuação médica (MEDEVAC) e busca e resgate em combate.
As entregas começarão em 2025. O Iraque já opera uma frota de helicópteros Airbus das famílias H125, H135 e H145.
Segundo a Airbus, o H225M demonstrou sua confiabilidade e durabilidade em condições de combate e áreas de crise. Beneficiando-se da política de melhoria contínua da fabricante, o modelo agora está equipado com nova aviônica, uma caixa de engrenagem principal aprimorada, sistemas de comunicação embarcados e pode ser equipado com o sistema de armas HForce. O peso máximo de decolagem foi aumentado em 160 kg, atingindo 11.160 kg.
Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, disse:
“Estamos muito satisfeitos em receber um novo membro na família H225M. Esta é uma plataforma comprovada em combate, utilizada em todo o mundo por muitos operadores, incluindo a Força Aérea Francesa, para missões de busca e resgate em combate. Ele provou seu valor e salvou muitas vidas desde que entrou em serviço.
O H225M é incomparável em termos de alcance, capacidade de carga e também sistemas de missão. Ele foi projetado para operar missões desafiadoras nos ambientes mais exigentes. Estamos ansiosos para ver o H225M contribuir para a segurança e soberania do Iraque.”
Há mais de 350 unidades do H225 e do H225M em serviço em todo o mundo, totalizando mais de 880.000 horas de voo. Clientes militares incluem França, Malásia, Indonésia, Tailândia, Singapura, México, Kuwait, Brasil e Hungria.
Informações da Airbus