Irkut conclui construção do jato MC-21-310 impulsionado por motores russos PD-14

A Irkut Corporation PJSC (parte da United Aircraft Corporation, controlada pela Rostec) concluiu a construção de um protótipo de aeronave MC-21-310 que passará por testes de voo com os motores turbofan russos Aviadvigatel PD-14. Até então, apenas protótipos movidos por motores  Pratt & Whitney PW1000G estavam voando.

Em 6 de novembro, a aeronave foi transferida da oficina de montagem final para a divisão de testes de voo da Irkutsk Aviation Plant, uma filial da Irkut Corporation.

Na preparação para o primeiro voo, especialistas irão verificar os sistemas da aeronave, planejar o acionamento do motor ainda em solo, testar a aeronave e os motores enquanto se movem pelo aeroporto em várias velocidades (teste de táxi).

“Apenas alguns países no mundo são capazes de criar equipamentos de aviação desse nível. Os próximos testes do MC-21 com motores domésticos são um marco para a indústria, uma confirmação clara de que a indústria russa de aeronaves civis tem futuro”, disse Anatoly Serdyukov, diretor industrial do cluster de aviação Rostec.

Note que alguns sites mostram o nome da aeronave como MS-21. Tal nomenclatura vem do alfabeto russo, no qual o “C” é o equivalente ao “S” que conhecemos. Na Rússia, a aeronave é chamada de “MS”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Na Operação Tucumã, KC-390 lança 250 mil litros de água no...

0
O esforço logístico das Forças Armadas ocorre durante a Operação Tucumã, em apoio ao combate aos incêndios e à estiagem na Amazônia.