Iron Maiden chega a Curitiba no mesmo ‘jatinho’ que um presidenciável usou para voos pelo país

A banda desembarcando neste sábado, em cena do vídeo apresentado abaixo

A todos que gostam de rock e/ou de aviação, um vídeo registrado neste sábado, 27 de agosto, mostra qual é o “jatinho” que a famosa banda britânica Iron Maiden contratou no Brasil para iniciar seus deslocamentos da turnê Legacy of the Beast World Tour 2022.

A gravação a seguir foi feita pelo canal “Plane Spotter HD Curitiba” do YouTube, quando o grande e luxuoso avião executivo, cujos detalhes são descritos abaixo nesta matéria, chegou ao Aeroporto de Curitiba – Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR).

O enorme jato executivo é registrado sob a matrícula PR-VDR, como se observa nas cenas acima. Segundo o cadastro no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), trata-se de um Bombardier DB-700-1A10, modelo também conhecido pelo nome Global Express, que é operado pela empresa Air Jet Táxi Aéreo.

A título de curiosidade, o avião é o mesmo que chamou a atenção recentemente, quando o ex-presidente e hoje candidato Lula contratou para voos durante sua agenda de visitas pelo país, como visto há poucas semanas.

O DB-700-1A10, na versão Global 6000 vista no vídeo, é um jato de 11.000 km de alcance (voa de São Paulo sem escala para qualquer capital da Europa, por exemplo) e de notáveis 30,3 metros de comprimento e 28,7 metros de envergadura, ou seja, de dimensões semelhantes aos aviões E-Jets de primeira geração da Embraer. O modelo custa cerca de US$ 60 milhões (R$ 300 milhões na cotação atual).

A banda chegou a São José dos Pinhais para seu primeiro show no Brasil, no próprio sábado em Curitiba. Os outros três shows serão em Ribeirão Preto (SP) no dia 30 de agosto, depois no Rock In Rio no dia 2 de setembro e em São Paulo no dia 4 de setembro.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Realizados 30 atendimentos já no primeiro dia do HCAMP da Força...

0
Desde a sexta-feira, dia 27 de janeiro, o hospital, levado a bordo da aeronave KC-390 Millennium, está pronto, em um tempo recorde.