Irresponsáveis soltaram balões hoje ao lado do aeroporto de Campinas na chegada de um Boeing 747

O balão subindo enquanto o Boeing 747 se aproxima, em cena de um dos vídeos abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Não é primeira vez e, como se percebe, parece estar longe de ser a última. Como já mostrado outras vezes pelo AEROIN, a enorme irresponsabilidade de pessoas que soltam balões bem próximo de aeroportos se repete com alta frequência e por todo o país.

Neste domingo, 29 de janeiro, foi a vez da cena ser vista mais uma vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), durante a aproximação para pouso de um grande Boeing 747.

O player a seguir mostra a gravação da câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, ao vivo e apontada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no momento da aproximação do Jumbo Jet, pouco antes das 06h50 da manhã.

Além da gravação acima, o vídeo a seguir, do canal Viracopos FullHD, mostra o momento por outro ângulo de visão:

Como mostrado nas cenas acima, quando o Boeing 747-400F da Martinair já está se aproximando, um balão é visto subindo de um bairro logo ao lado do aeroporto, cruzando exatamente a região da trajetória de aproximação para pouso pela cabeceira 15 de Viracopos.

Diante da situação de perigo, o controlador fez contato com os pilotos do Boeing 747, mesmo antes de eles fazerem o chamado inicial na frequência. Como eles já tinham acabado de selecionar a frequência da Torre de Viracopos, o controlar imediatamente alertou sobre a presença de um balão próximo à cabeceira.

Pouco depois, um dos pilotos avisa que eles estão observando dois balões, um localizado na posição de 12 horas (significa exatamente à frente) e outro na de 11 para 12 horas (significa à frente um pouco à esquerda), e que estão fazendo um desvio à esquerda para evitá-los.

Por fim, após o pouso, o piloto faz mais um reporte, avisando que eles avistavam outro balão, no setor do procedimento de aproximação perdida da pista 15.

Vale ressaltar que, antes disso, por volta das 06h34, um piloto de uma aeronave da Azul, cuja aeronave estava no solo em Viracopos, já reportou estar avistando três balões sobre Campinas, portanto, o artefato subindo no momento da chegada do Jumbo foi apenas mais um dos vários avistados.

O momento pode ser visto novamente no player a seguir, que mostra a câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, ao vivo e apontada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Observe o horário no canto superior direito e retroceda a gravação para 06h34 para ver novamente.

A soltura de balões já é por si só um risco à segurança, pois pode causar incêndios e danos, sendo considerada crime. E fazê-lo nas proximidades de um aeroporto é um ato de irresponsabilidade ainda maior, pois uma colisão de um avião com o balão pode levar a sérios danos e ao consequente risco de acidente aéreo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

SNA questiona a Latam sobre falha no período ininterrupto de repouso...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que recebeu relatos de que a Latam Airlines Brasil não estaria observando o período