Israel divulga imagens inéditas de seu caça F-35 derrubando uma aeronave iraniana

No domingo passado (6), as Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram a informação de que um dos seus caças F-35 “Adir” derrubaram, no ano passado, um drone iraniano, configurando-se na primeira vez em que um avião de combate de tal modelo intercepta e abate uma aeronave inimiga no mundo.

Já neste segunda, os militares israelenses divulgaram nas redes sociais um vídeo em que pilotos contam como foi a missão, além de imagens do voo, incluindo o próprio disparo contra a aeronave não-tripulada, que estava prestes a invadir o espaço aéreo de Israel. O local da interceptação não foi divulgado, mas as IDF apenas informaram que a missão foi concluída com apoio de países vizinhos.

De acordo com relatos da mídia israelense, a IDF informou que os drones estariam carregando armas de fogo, especificamente pistolas, destinadas a grupos terroristas da Faixa de Gaza.

“Nós não vamos deixar que nenhum fator ameace o espaço aéreo israelense ou interfira em nossa soberania”, diz um dos pilotos no vídeo, que mostra o momento da interceptação e abate.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias