Israel negocia voos diretos para peregrinação de muçulmanos à Arábia Saudita pela primeira vez

Foto de soosjozsef via DepositPhotos (sob licença)

O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, informou que o pedido para permitir fretamentos diretos do Hajj, durante a peregrinação de 2023, ainda está em discussão. O ministro se mostrou otimista acerca da possibilidade de “fazer as pazes com a Arábia Saudita”.

Atualmente, os muçulmanos israelenses precisam voar para o Hajj de aeroportos no exterior. No entanto, a Arábia Saudita vem dando passos significativos para se aproximar de Israel nos últimos meses, permitindo que todas as transportadoras que voam de e para o país, incluindo as israelenses, transitem em seu espaço aéreo.

Israel vem buscando aprovação para voos diretos para o Hajj há anos, e segundo relatos, chegou perto de conseguir a aprovação para o Hajj de 2022.

Contudo, nenhuma decisão sobre o fretamento foi tomada até o momento, nem se o serviço será operado pela El Al Israel Airlines ou pela Saudia. A maioria dos países permite que apenas transportadoras de bandeira sejam designadas para fretamentos do Hajj.

Os líderes da Arábia Saudita ainda não aderiram aos Acordos de Abraham de 2020, que reconhecem Israel, mas a abertura ao tráfego aéreo é um passo importante para a reconciliação dos dois países.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.