
A ITA Airways dará início ao processo de adesão à Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo, com o objetivo de se tornar membro pleno no início de 2026, conforme aprovado pelo Conselho Executivo da Star Alliance.
A incorporação segue a recente inserção da ITA Airways no Grupo Lufthansa, que, segundo a holding, facilita seu acesso à rede global da aliança.
A notícia marca um passo importante para o posicionamento internacional da ITA Airways, que foi criada em 2021 após a dissolução da Alitalia. “A ITA Airways está agendada para se juntar à Star Alliance no início de 2026”, afirmou Theo Panagiotoulias, CEO da aliança.
“A decisão do nosso Conselho Executivo reflete a forte confiança que nossos membros têm na ITA Airways. A adição da companhia fortalece nossa rede global e facilita viagens conectadas para mais passageiros em todo o mundo”, acrescentou.
Joerg Eberhart, CEO e Diretor Geral da ITA Airways, expressou entusiasmo com a adesão à rede da Star Alliance, destacando a intenção de levar a excelência do “Made in Italy” para a aliança e expandir seu alcance global. “A ITA Airways irá adicionar 360 voos diários e três novos destinos à rede da Star Alliance, impactando significativamente Roma e Milão, cidades já atendidas por 16 membros da aliança.”
Se a integração ocorrer conforme planejado em 2026, a inclusão da ITA aumentará o número de companhias aéreas membros para 26, com uma oferta combinada de mais de 18.000 voos diários em 192 países.
O processo de integração será liderado pelo Grupo Lufthansa, que atuará como mentor nessa transição.
“Tenho orgulho de que a ITA Airways se tornará a quinta companhia do Grupo Lufthansa a fazer parte da Star Alliance”, disse Dieter Vranckx, Diretor Comercial do Grupo. “A futura adesão oferecerá aos clientes novas oportunidades para planejar suas viagens de forma personalizada. Estou convencido de que a ITA Airways será uma excelente adição ao portfólio da Star Alliance”, acrescentou.