Início Empresas Aéreas

ITA Airways recebe autorização para fazer voos regulares ao Brasil

No mês de novembro, o AEROIN publicou uma nota em que informada, em primeira mão, sobre o pedido da ITA Airways, a empresa aérea italiana que sucedeu a Alitalia, para operar voos regulares no Brasil. Como uma atualização, a companhia recebeu tal permissão da ANAC e ela foi publicada no Diário Oficial do dia 15 de dezembro.

Uma vez autorizada, a empresa pode solicitar voos regulares ao Brasil. Por ora, a companhia vem realizando apenas voos não-regulares dedicados ao transporte de cargas entre o Brasil e a Itália, usando as aeronaves com pintura da Alitalia.

Em seu pedido de autorização à ANAC, a ITA destacou que é uma empresa totalmente nova, incorporada sob total propriedade e controle do governo italiano após a descontinuidade da Alitalia. No entanto, a companhia salienta que a ITA Airways não tem qualquer relação com a Alitalia e que o início de suas operações no Brasil não são uma substituição da antecessora, mas sim, um pedido de uma empresa completamente nova.

A empresa aérea ainda não divulgou uma data para começo dos voos regulares ao Brasil, no entanto, pouco antes de iniciar operações, executivos sinalizaram a intenção de iniciar voos para São Paulo em 2022, com o Rio de Janeiro em seguida.

Sendo o Brasil um dos principais mercados para voos à Itália, é questão de tempo para que os voos comecem. Enquanto isso, em Roma, os executivos da empresa aérea estatal seguem firmes no intento de buscar uma parceria de peso para que ITA compita em pé de igualdade com os grandes atores do mercado aéreo global.

Sair da versão mobile