ITA recebe sua primeira aeronave e inicia voos de certificação na Itália

Foto Masakatsu Ukon, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A Italia Trasporto Aereo (ITA), empresa que sucede a Alitalia, recebeu a primeira aeronave da frota e iniciou os testes de voo que antecedem a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), informou o jornal italiano Il Corriere della Sera. Após a obtenção do COA, a empresa poderá iniciar a venda das passagens aéreas com estreia para o final desse ano.

O primeiro avião da frota é o Airbus A330-200 registrado EI-EJN foi visto ainda com a pintura da Alitalia, mas carregando um adesivo indicando “Operado pela ITA ”. De acordo com o jornal, uma segunda aeronave, um Airbus A320, será incorporado à frota.

O plano da ITA prevê uma frota de 52 aeronaves, das quais sete serão dedicadas ao tráfego de longo curso. Um projeto de frota de longo prazo também será iniciado, com a aquisição de novas aeronaves, mas ainda não foram anunciados os modelos, embora a mídia europeia veja uma posição de vantagem para a fabricante “da casa” Airbus.

A marca a ser usada pela empresa ainda é uma incógnita. A direção atual da ITA possui grande interesse em seguir usando o nome “Alitalia”, que já é reconhecido em todo o mundo e que tem grande apreço entre os italianos. No entanto, para que isso se concretize, a nova empresa precisará arrematar a marca num leilão público. Essa foi uma das condições colocadas pela União Europeia a fim de permitir que o governo italiano resgatasse a Alitalia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias