A Italia Trasporto Aereo (ITA), empresa que sucede a Alitalia, recebeu a primeira aeronave da frota e iniciou os testes de voo que antecedem a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), informou o jornal italiano Il Corriere della Sera. Após a obtenção do COA, a empresa poderá iniciar a venda das passagens aéreas com estreia para o final desse ano.
O primeiro avião da frota é o Airbus A330-200 registrado EI-EJN foi visto ainda com a pintura da Alitalia, mas carregando um adesivo indicando “Operado pela ITA ”. De acordo com o jornal, uma segunda aeronave, um Airbus A320, será incorporado à frota.
El primer avión para ITA. Es el A330 EI-EJN, propiedad de Alitalia, y "prestado" a ITA, junto con un A320, para las pruebas necesarias para obtener la certificación de la aerolínea. Las pruebas deberían comenzar el 16 de agosto. https://t.co/Mjt4qka0Ds pic.twitter.com/QrIflGxWjy
— DCAFlyer (@lb_SFO) August 11, 2021
O plano da ITA prevê uma frota de 52 aeronaves, das quais sete serão dedicadas ao tráfego de longo curso. Um projeto de frota de longo prazo também será iniciado, com a aquisição de novas aeronaves, mas ainda não foram anunciados os modelos, embora a mídia europeia veja uma posição de vantagem para a fabricante “da casa” Airbus.
A marca a ser usada pela empresa ainda é uma incógnita. A direção atual da ITA possui grande interesse em seguir usando o nome “Alitalia”, que já é reconhecido em todo o mundo e que tem grande apreço entre os italianos. No entanto, para que isso se concretize, a nova empresa precisará arrematar a marca num leilão público. Essa foi uma das condições colocadas pela União Europeia a fim de permitir que o governo italiano resgatasse a Alitalia.