ITA contrata dois Embraer 190, com urgência para entrar em uma rota lucrativa na Europa

A ITA Airways, empresa criada pelo governo italiano no setor aéreo após o fechamento da Alitalia, anunciou na sexta-feira (18) que vai contratar dois Embraer 190 da German Airways. De acordo com o seu comunicado, a medida que cobrirá as necessidades de voos de menor densidade enquanto ela não receber as aeronaves Airbus A220 encomendadas.

Como destaca o site parceiro Aviacionline, o acordo deve começar em 28 de março e cobrirá três rotas, de Milão a Genebra, London City e Luxemburgo.

“Na verdade, esta operação representa uma iniciativa não contemplada no Plano Industrial e aparece em condição de teste de mercado, consistente com a recuperação do segmento de viagens de negócios”, diz o comunicado.

O Embraer é especialmente importante no aeroporto London City, pois regulamentos muito restritivos do aeródromo tornam praticamente impossível para um Airbus de fuselagem estreita (A319) operar lá com uma carga útil alta. Como este é o aeroporto mais central de Londres – e, portanto, o de maior margem – a ITA precisava encontrar uma solução antes da chegada de seus A220, cuja data ainda não foi definida.

A antecessora da ITA, a Alitalia, tinha sua própria filial “CityLiner”, que operava uma frota de jatos da Embraer para esse fim específico. A rota Milão-London City é particularmente importante porque atualmente não é servida por nenhuma companhia aérea.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Hoje e amanhã, Aeroporto de Guarulhos realiza campanha de doação de...

0
A GRU Airport está realizando a campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Pró-Sangue, o Hospital Stella Maris e a Prefeitura de