Italiano encontrado no aeroporto do Rio de Janeiro com ripas de pau-brasil na bagagem

Imagem: Google Earth

A Polícia Federal (PF) prendeu um italiano que transportava, ilegalmente, ripas de madeira da espécie pau-brasil, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. De acordo com a PF, ele foi preso na noite de quinta-feira (16), quando tentava embarcar para Milão, na Itália, com conexão em Portugal.

Ainda segundo a PF, em uma fiscalização de rotina, foram encontradas 70 peças de madeira, que estavam dentro de uma bagagem despachada pelo passageiro, de 54 anos. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da PF no Rio. O estrangeiro responderá por crime contra o meio ambiente.

O pau-brasil é espécie ameaçada de extinção e foi incluída em norma da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), que estabelece critérios rigorosos de comercialização e na Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), reconhecendo o pau-brasil como espécie da flora brasileira ameaçada de extinção.

Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Com informações da Agência Brasil

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, 15 anos, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias