Itapemirim cancela todos os voos e suspende operações

A Itapemirim Transportes Aéreos suspendeu as operações após suspender contrato com a terceirizada.

Os relatos começaram no início da noite desta sexta (17), quando, de maneira anônima, fontes informaram ao AEROIN que a WFS Orbital parou de atender ao contrato com a ITA, após ser comunicada pela empresa aérea da necessidade de uma “reestruturação interna”. Junto, também veio a informação de que os pagamentos à terceirizada estão atrasados, embora isso não tenha sido diretamente vinculado ao cessamento as operações.

Ao AEROIN, a WFS Orbital mais tarde esclareceu que “não suspendeu voluntariamente os atendimentos e também foi surpreendida pela decisão, que teve por justificativa uma “reestruturação”, comunicada apenas na noite de sexta-feira (17/12)”.

Por consequência, uma paralisação ocorreu inicialmente nos Aeroportos de Guarulhos e Confins, sendo que no primeiro os funcionários foram informados que irão trabalhar para a LATAM a partir de amanhã, e no segundo deverão ser desligados da empresa, disseram fontes.

Um vídeo enviado por um passageiro, que não quis se identificar, mostra uma movimentação no check-in da ITA em Guarulhos, sem funcionários para atender e com presença de seguranças do aeroporto para conter possíveis confusões.

A Itapemirim, em nota, confirmou que “por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna. A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão.

A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC.

A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos.

O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.”

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após ‘fitinhas’ na aproximação, avião da Azul ‘dança’ na pista ao...

0
O jato é visto "dançando" na pista após tocá-la, já que o piloto precisou agir para corrigir a instabilidade causada pelo vento.