Itapemirim muda estratégia antes de decolar e apostará em voos triangulares

Em mais uma mudança da malha de voos antes da estreia, a Itapemirim Transportes Aéreos agora apostará também em voos triangulares.

No final da semana passada, a empresa aérea promoveu uma segunda onda de cancelamentos de voos antes de sua estreia. Embora muito mais pontuais do que a primeira onda, os cancelamentos não passaram desapercebidos, sobretudo porque se notou uma mudança no posicionamento estratégico da empresa em relação à sua malha de voos.

Os dados anteriormente registrados na ANAC mostravam que, para o primeiro mês de operação, a maioria absoluta dos voos eram “bate e volta”, ou seja, quando a aeronave sai de um local para algum destino, desembarca, reabastece, embarca e volta.

No entanto, agora a estratégia mudou, e estarão sendo oferecidos voos triangulares. Um exemplo está num dos voos para Belo Horizonte (Confins), no qual o Airbus A320 chegava de Guarulhos e voltava, mas agora seguirá para Brasília, para então seguir ao Aeroporto Internacional em São Paulo.

Outra rota que teve essa modificação foi para Curitiba, onde agora o jato segue para Porto Alegre antes de retornar para São Paulo. O voo para Salvador, da mesma forma, parará em Porto Seguro antes de voar a Guarulhos.

Esta otimização de malha parece apontar para dois pontos já revelados antes: uma menor quantidade de aeronaves disponíveis para o lançamento da empresa e uma demanda menor do que o esperado. A expectativa é a que a empresa comece a voar tendo apenas dois ou três aviões operacionais na frota vis-à-vis os dez ora planejados.

Entramos em contato com a ITA para saber mais do assunto, e se a empresa nos retornar, iremos atualizar esta reportagem.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias