Itapemirim pode ser banida de site do governo e ter mais dificuldades para voar de novo

A Itapemirim Transportes Aéreos pode ser banida do site Consumidor.gov.br, página mantida pelo Ministério da Justiça que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O principal objetivo do serviço, no entanto, é o que a Itapemirim não tem feito.

Segundo apurou o jornalista Cristian Fávaro, do Valor Econômico, por ignorar completamente as reclamações de seus clientes, a empresa está descumprindo os termos de uso do serviço e, portanto, será banida da plataforma. As implicações disso podem ser muito mais profundas do que meramente afetar a já abalada reputação da empresa aérea.

Isso porque a plataforma foi largamente indicada pela ANAC, através de várias comunicações públicas, para que os passageiros registrassem ali suas reclamações. Isso geraria indicadores oficiais do governo, tanto de quantidade de reclamantes, quanto de resoluções por parte da empresa.

Além disso, uma das condições que a ANAC colocou para retirar a suspensão do Certificado de Operador Aéreo da Itapemirim era ter todos os clientes reembolsados, algo que, obviamente não aconteceu até agora.

Por conta disso, parece ser difícil pensar que a ANAC voltaria a conceder um certificado sem que todas aquelas reclamações fossem respondidas (e resolvidas) antes. Caso contrário, a agência também cairia em descrédito junto ao público, afinal foi sua orientação que as pessoas afetadas ali registrassem seus apelos.

A volta da empresa aérea aos céus passou a ser novamente cogitada desde a semana retrasada, quando executivos anunciaram sua venda a um empresário de Brasília, que prometeu aportar R$ 400 mlhões e regularizar toda a situação da empresa. Até o momento, no entanto, não houve retomada de tratativas junto à ANAC.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias