IV COMAR expõe na homenagem da Assembleia Legislativa de SP à Aviação Brasileira

Imagem: IV COMAR

Na última sexta-feira, 24 de junho, dia da Aviação de Reconhecimento, o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) participou de uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo em homenagem à Aviação Brasileira.

Durante a cerimônia, a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo executou o Hino Nacional e o Hino dos Aviadores. Os presentes também tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional sobre a história da aviação no Brasil.

No Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, havia uma exposição com um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) RQ 450, utilizado na aviação de reconhecimento para captação de imagens, monitoramento de área e sinais eletromagnéticos, além de outras frações de aeronaves  da FAB como motores, assento ejetável, equipamentos de voo, materiais da Esquadrilha de Demonstração Aérea e equipamentos de segurança e defesa.

Imagem: IV COMAR
Imagem: IV COMAR
Imagem: IV COMAR

Estiveram presentes na oportunidade o deputado Castello Branco, proponente da homenagem; o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima; o Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Ricardo José Nigri; dentre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Major-Brigadeiro Elvis relembrou os grandes feitos de pioneiros da aviação, como o Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.

“Ele elaborou um plano ousado, lá na década de 1940: criar um centro técnico no Brasil, constituído por dois institutos tecnicamente coordenados, formando o então Centro Técnico da Aeronáutica (CTA). Por consequência, dos institutos de pesquisa e ensino em São José dos Campos (SP) e dos hangares da Força Aérea na mesma cidade paulista, saíram várias das mais capacitadas mentes da engenharia aeroespacial do Brasil. E hoje estamos aqui para celebrar e relembrar essas conquistas e contribuições da FAB para a aviação brasileira e aviação civil”, destacou.

Imagem: IV COMAR
Imagem: IV COMAR

Informações do IV COMAR / Força Aérea Brasileira

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747