Já está no Brasil o avião da FAB que trouxe de Portugal o coração de D. Pedro I

O avião com o coração do Imperador Dom Pedro I já pousou no Brasil, num voo especial vindo de Lisboa e feito pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Divulgação – FAB

O coração foi transportado a bordo de um Legacy 600, versão executiva do Embraer ERJ-135, designado na FAB como VC-99C, voltado ao transporte VIP e lotado no Grupamento de Transporte Especial (GTE) que serve o Planalto. Segundo a FAB, o jato pousou em Natal às 05h43 da manhã e seguirá para Brasília ainda hoje, onde será recebido como Honras de Chefe de Estado.

É a primeira vez em 187 anos que o coração de D. Pedro I deixa a cidade do Porto para uma solenidade no Brasil. O Imperador que declarou a Independência do Brasil há 200 anos atrás, sempre quis que seu coração fosse para Portugal após sua morte e seu corpo ficasse no Brasil.

O coração do Imperador fará parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, e várias comemorações estão previstas pelo país. Nos próximos dois finais de semana, a relíquia estará em exposição pública no Itamaraty.

A autorização para o translado foi concedida em junho pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Ele atendeu a solicitação do governo brasileiro após a concordância da Irmandade da Lapa, entidade religiosa que guarda o órgão. Após a realização de uma perícia, o Instituto de Medicina Legal do Porto também deu parecer favorável.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias