Já está programado o próximo voo de lançamento da “Garota Cósmica”

Boeing 747 “Cosmic Girl” – Imagem: Virgin Orbit

A Virgin Orbit anunciou nesta semana que entrou no modo de preparação de voo para o próximo lançamento a ser realizado por sua “Cosmic Girl” (Garota Cósmica), a aeronave Boeing 747-400 especialmente adaptada para este fim.

Batizado de Straight Up, o lançamento apoiará a missão STP-28A da Força Espacial dos Estados Unidos.

Depois de ter partido da fábrica de foguetes de Long Beach, Califórnia, da Virgin Orbit no dia 28 de abril de 2022, o foguete que será acoplado ao Boeing 747 chegou ao Aero e Espaço Porto de (Mojave Air and Space Port). Ele transportará cargas úteis para o Programa de Teste Espacial (STP) do Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos.

Os testes de integração com o avião Jumbo Jet e com o equipamento de solo serão realizados, seguidos de um ensaio completo de lançamento com o avião personalizado da Virgin Orbit, que serve como plataforma de lançamento voadora e totalmente reutilizável e sala de controle de missão móvel.

Imagem: Virgin Orbit

O lançamento está previsto para não antes de 29 de junho. A janela de lançamento está projetada para abrir às 20h, horário local, representando a primeira missão noturna da empresa.

Após liberado pelo Jumbo, a órbita alvo do foguete está a aproximadamente 500 km acima da superfície da Terra a 45 graus de inclinação – uma órbita que nenhum outro sistema espacial alcançou através de lançamento a partir da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Até o momento, a Virgin Orbit efetuou três lançamentos consecutivos bem-sucedidos, sendo que em dois deles estavam incluídas oito demonstrações de Ciência e Tecnologia do DoD.

O nome de lançamento, Straight Up, é inspirado na música revolucionária da cantora americana Paula Abdul, de seu primeiro álbum de estúdio, Forever Your Girl. Lançado pela Virgin Records em 21 de junho de 1988, foi o álbum de estreia de maior sucesso de todos os tempos na época de seu lançamento. A icônica música dance-pop continua sendo o maior sucesso internacional de Abdul até hoje.

Cobertura do lançamento

Mais informações sobre como será possível assistir em tempo real ao lnaçamento serão compartilhadas nas próximas semanas. As atualizações serão fornecidas via mídias sociais e haverá transmissão ao vivo pública.

Manifesto da Missão:

– A Força Espacial dos EUA contratou este lançamento para o Rocket Systems Launch Program (RSLP), com cargas úteis fornecidas pelo Space Test Program (STP) do Dod.

– O lançamento levará sete satélites de várias agências governamentais que são experimentos destinados a demonstrar o novo barramento de satélite modular, consciência de domínio espacial e tecnologias de radiofrequência adaptáveis.

– O lançamento Straight Up apoiará a missão STP-28A da Força Espacial dos Estados Unidos. O contrato para lançar o STP-28A foi concedido à Virgin Orbit National Systems em abril de 2020 pela Força Espacial dos Estados Unidos.

Nome do lançamentoStraight Up; Missão USSF STP-28A. 

Local de lançamento: Sistema totalmente móvel LauncherOne conduzirá o voo partindo da plataforma de concreto no Mojave Air and Space Port, na Califórnia.

Órbita Alvo: Aproximadamente 500 km acima da superfície da Terra a 45 graus de inclinação.

Data de lançamento: não antes de 29 de junho de 2022.

Informações da Virgin Orbit

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias