Já há uma nova data para um Boeing cheio de deportados brasileiros pousar em BH

Foto de Venkat Mangudi, CC BY 2.0, via Wikimedia

O próximo voo fretado pelo governo americano com deportados brasileiros deve pousar em Belo Horizonte na próxima semana. Essa será a terceira operação do tipo realizada desde que Joe Biden chegou à Casa Branca, apesar das sinalizações do novo presidente de que tal movimento seria interrompido. Os voos com pessoas expulsas dos EUA têm ocorrido com grande frequência desde a gestão do ex-presidente Donald Trump e têm múltiplos destinos nas Américas, sendo o Brasil um dos principais.

A nova operação, que já consta da base da ANAC, será novamente realizada pela IAero Airways, que opera sob a marca Swift Air. Ela está prevista para ser feita por um Boeing 737-400, que tem capacidade para até 150 passageiros, embora os voos com deportados não cheguem a 70% desse número, na média.

– DIA 18 DE JUNHO – decola no final da noite de Alexandria, na Louisiana, e faz escalas em San Juan (Porto Rico) e Georgetown (Guiana), antes de seguir para Belo Horizonte, onde pousa às 14h30 do mesmo dia.

– DIA 19 DE JUNHO – parte de Belo Horizonte às 8h com destino a Georgetown e, depois, Miami, onde fica a base da empresa aérea.

A escolha de Belo Horizonte como destino do voo no Brasil denota uma questão histórica, já que o estado de Minas Gerais, principalmente nas regiões do Vale do Aço e do Rio Doce, tem uma grande quantidade de migrantes para os EUA desde os anos 1980.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias