Início Variedades

Já são conhecidos os horários do voo especial que trará partes do caça Gripen para a FAB

Avião Boeing 767-200F Cargojet
Imagem: Alasdair McLellan / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Nas últimas semanas, informamos com exclusividade sobre um voo especial que a SAAB contratou para trazer ao Brasil uma carga de componentes relacionada com os caças F-39 Gripen. Na manhã desta quarta-feira (22), tornaram-se conhecidos as datas e locais de parada da aeronave, um Boeing 767-300ER da canadense Cargojet.

Enquanto detalhes da carga permanecem um mistério, os horários e escalas já são conhecidos. A princípio, esperava que o avião seguisse direto para Anápolis, a Base Aérea da FAB onde os Gripen estarão baseados. Depois, o plano mudou e considerou-se Goiânia como destino. Por fim, com a atualização desta manhã, soube-se que o jato vai descarregar em Brasília.

Segundo a programação atualmente disponível, os horários são os seguintes:

DIA 2 DE JULHO – O Boeing decola de Orebro, na Suécia, com a carga da SAAB e segue para uma escala técnica de reabastecimento em Las Palmas, nas Ilhas Canárias. De lá, segue para Brasília, onde tem pouso esperado para 0h35 do dia seguinte com número de voo CJT-1791.

DIA 3 DE JULHO – Após descanso da tripulação, o avião deve decolar da capital federal por volta das 17h50, desta vez rumo ao Canadá, sua base operacional, em voo direto.

Ainda sobre a carga, comentou-se que se trata de um simulador de voo, enquanto outros citam partes das próprias aeronaves. O assunto, porém, não foi publicamente detalhado pela Força Aérea.

Sair da versão mobile